Cidades

I Festival Coisas das Hermínias acontece neste sábado, 27, em Boa Vista

Neste sábado, 27, o Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, será palco do I Festival Coisas das Hermínias. O evento acontece das 8h às 12h. Trata-se de um encontro cultural que homenageia as mulheres roraimenses empreendedoras, que em meio ao anonimato, fazem da arte o seu principal meio de vida.

O evento é financiado pelo Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. O Festival reunirá 42 mulheres empreendedoras anônimas da economia criativa roraimense.

A servidora pública Maria Odelita Costa Oliveira é uma das profissionais que estarão participando do evento com a exposição dos seus produtos. Sua participação no I Festival Coisas das Hermínias, se deu após ter conhecimento com as amigas Cristina Leite e com a idealizadora do evento, Débora Cristina, no qual a fizeram o convite em expor seus produtos no pátio do colégio. “Fiquei muito feliz com o convite, não pensei duas vezes. Foi então que resolvi me inscrever e concorrer ao espaço no Festival. Mais radiante fiquei quando soube que havia sido classificada”, destacou.

Oficina

No decorrer do Evento, Odelita estará realizando uma oficina para aquelas mulheres que sonham em se tornar uma grande profissional da costura. “Estarei ensinando a mulheres a costurar uma touca de cetim, o que parece muito fácil, mas garanto que não é. Para que se tenha êxito nesse tipo de costura é necessário que se tenha um jeitinho para fazer os cortes, com medidas certas para e uma dobra perfeita para colocação de elástico no tecido”, explicou a costureira profissional.

Para Odelita, o I Festival Coisas das Hermínias é mais que um evento empreendedor – mas um espaço de visibilidade para todas as empreendedoras anônimas – que fazem da arte o seu meio de vida. “Não tenho palavras para agradecer a toda a organização do I Festival Coisas das Hermínias e peço a Deus que tenhamos outros eventos culturais como esse, pois temos muitas Hermínias que precisam ser conhecidas pelo belo trabalho que fazem em nosso Estado de Roraima”.

Quem é Odelita Costa?

Odelita Costa é natural de Araioses, no Maranhão, ela mora há mais de 25 anos em Boa Vista (RR). Atualmente é casada e mãe de um filho. Ela é profissional da costura há mais de 30 anos, quando iniciou a carreira fazendo roupas para a sua mãe, que também é costureira. Porém o dom do empreendedorismo ultrapassou os seus limites, pois ampliou os seus serviços para a área da estética, onde instalou um salão de beleza, no bairro Raiar do Sol.  

A necessidade de obter mais conhecimento no mundo científico – em outras áreas profissionais – resolveu participar do mundo acadêmico. Hoje, ela é pedagoga por formação, no qual atua como professora com alunos do Ensino Fundamental. Possuí ainda uma segunda licenciatura em história, pós-graduada em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, pós graduação em Gestão, Direção e Coordenação. Atualmente ela está cursando o último ano de licenciatura em Artes.  

Sobre o Festival

O I Festival Coisas das Hermínias tem inspiração na peça teatral “Minha Mãe é uma Peça”, interpretada pelo saudoso ator nacional Paulo Gustavo, falecido em 2021, em decorrência da Covid-19. O evento contará com feiras criativas, expositores, oficinas, palestras, artesanato, área da moda, gastronomia, apresentações culturais, entre outras atrações.

O evento contará ainda com serviços gratuitos voltados a comunidade com serviços de beleza, como cortes de cabelo femininos e masculinos, manicure, limpeza de pele, sorteio de brindes e de aplicação de massagens terapêuticas, aplicação de ventosa, doação de mudas de plantas ornamentais, atendimentos jurídicos e psicológicos, bem como a doação de perucas para mulheres com câncer,  aulas de defesa pessoal e de dança, oficinas de arte em pasta americana, de biscuit, de colocação de bobs de cabelo,  de toucas de cetim entre outros serviços.

Mais informações sobre o I Festival Coisas das Hermínias podem ser obtidas, por meio do aplicativo de relacionamento Instagram, no endereço eletrônico @festival_hrminias”, informou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

11 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

12 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

13 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

14 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

14 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

15 horas ago