Cidades

Idosos do projeto Cabelos de Prata participam de palestra de orientação sobre violência doméstica

Integrantes do projeto do Cabelos de Prata participaram de uma palestra sobre os direitos das vítimas e os mecanismos de combate à violência contra a mulher. A ação ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Sílvio Leite. Quem a promoveu foi a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), nesta terça-feira, 19, uma palestra de sensibilização voltada aos

A guarda municipal Hianyny Martins foi uma das palestrantes e destacou que ações como essas reforçam o compromisso em romper ciclos de violência por meio do conhecimento e do acolhimento, desvendando situações que, muitas vezes, passam despercebidas entre os idosos.

“Essas palestras visam dar apoio às vítimas, fornecendo mais informações e recursos. Muitos não sabem o que é uma violência patrimonial, por exemplo, quando um filho ou outro familiar pega o cartão do banco, sabendo que aquilo vai prejudicar diretamente aquele idoso. Mesmo neste tipo de violência, a vítima pode e deve pedir medida protetiva. A legislação protege contra qualquer forma de agressão, não apenas a física. Trazendo esse tipo de informação, as pessoas se tornam mais fortes para denunciar”, explicou.

Farol e esperança

Dona Lia Porto, de 67 anos, integrante do projeto há 3 anos do Cabelos de Prata, destacou que essas palestras contribuem para a transformação. Ela, que já teve um passado de sofrimento, garante que medidas como a Lei Maria da Penha representam um farol de esperança para muitas mulheres.

“É a quarta palestra que participo e a Lei Maria da Penha é uma muito boa, porque ajuda muitas mulheres que passam por violência. Antigamente, eu morava numa região que não tinha como denunciar e eu dependia do agressor, porque eu não trabalhava e tinha filhos pequenos. Tive que aguentar muita coisa por causa deles. Hoje, graças a Deus, eu não passo mais por isso e sei identificar quando está chegando longe demais”.

Integrante do projeto há 2 anos, seu Edmilson Costa, de 67 anos, comentou que as mulheres estão mais independentes dos homens e ressaltou que a insegurança masculina é uma das principais raízes da violência doméstica.

“Por muito tempo, a mulher foi muito dependente. Então, quando um homem percebe que não é mais assim do jeito que ele quer, isso causa ciúme e com isso vêm as agressões verbais e físicas. Eles têm que entender que as mulheres também têm lugar no mundo. Quando as pessoas se casam, é esperado que sejam felizes com seus parceiros e não viver num ambiente de conflitos”, disse.

Cabelos de Prata

 O projeto foi implantado em 2001 e atende idosos a partir de 60 anos, atualmente com mais de 1.500 integrantes no município. Cada CRAS é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas de esporte, lazer, cultura e dança. O foco é contribuir no processo do envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, prevenção de risco social, fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago