Cidades

IFRR promove roda de conversa virtual sobre violência contra a mulher no ‘Agosto Lilás’

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVSS), realiza no dia 28 de agosto, às 15h, uma roda de conversa virtual aberta à comunidade interna e externa da instituição. O encontro será pela plataforma Google Meet, com link disponível aqui.

A atividade contará com a participação de Aurilene Moura Mesquita, chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Ela abordará o tema “O papel do judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher: desafios e perspectivas”. A mediação ficará a cargo da psicóloga Wilma Moraes, da CQVSS.

Segundo Wilma, o objetivo é sensibilizar os participantes. Bem como orientar sobre a identificação de situações de violência, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento disponíveis no estado.

“Além disso, queremos reforçar a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e estimular medidas de prevenção, suporte às vítimas e promoção da cultura de respeito”, afirma.

Ela ainda destaca que o evento é um passo importante para o enfrentamento coletivo à violência contra mulheres. É que amplia o conhecimento sobre direitos garantidos pela legislação. Do mesmo modo, fortalece a luta contra todas as formas de discriminação e violência de gênero, por exemplo.

Sobre a data

O Agosto Lilás, conforme o Ministério das Mulheres, marca anualmente ações de conscientização sobre o tema. Em 2025, a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180” reforça o papel da Lei Maria da Penha na proteção e transformação da vida das mulheres.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completou 19 anos em 7 de agosto e é reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra mulheres, oferecendo medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

4 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

5 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

6 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

7 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

7 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

8 horas ago