Quem precisa passar durante a noite pela ponte sobre o Rio Cauamé, localizada na BR-174, agora conta com melhor visibilidade ao longo do trajeto, graças à iluminação 100% LED implantada pela Prefeitura de Boa Vista.
Conforme o município, são oito postes de ferro em toda a extensão da ponte e outros 21 de concreto, até a entrada do bairro Pedra Pintada, com luminárias de 150w de potência com amplo alcance.
Com esse serviço, a Prefeitura atende uma região bastante movimentada, compreendida pelos bairros Said Salomão, Pedra Pintada, bem como o loteamento Monte Cristo. Estas regiões já receberam lâmpadas LED, e agora o trecho que dá acesso a essas localidades já está concluído. Além disso, a BR-174 é uma importante via que liga Boa Vista à zona rural, a outros municípios roraimenses e à Venezuela.
“Apresentamos a demanda ao prefeito Arthur Henrique e ele prontamente autorizou o serviço. Com essa revitalização na iluminação pública, conseguimos dar condições para quem trafega naquela área se deslocar com mais tranquilidade”, destacou o secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Amorim.
Segurança
Ter iluminação nesta área era um desejo antigo de motoristas, pedestres e ciclistas que se arriscavam em meio à escuridão na rodovia. Anteriormente, eles tinham apenas os faróis dos veículos como guias durante o tráfego.
Leandro Souza é uma dessas pessoas. Há seis meses trabalhando em uma chácara na região do Monte Cristo, ele chega ao trabalho de manhã e só retorna à noite para casa de bicicleta.
“Ficava feliz quando saia mais cedo do trabalho, para passar na ponte enquanto ainda estivesse claro, porque era muito perigoso à noite. Quando eu tinha celular, usava a lanterna, mas depois eu vinha na sorte mesmo. Agora eu vou passar pela ponte com muito mais tranquilidade”, disse.
Ponte dos Macuxi
Do mesmo moo, este ano, a Prefeitura também reestabeleceu a iluminação da Ponte dos Macuxi, após furto de cabos da rede elétrica. Desse modo, investiu cerca de R$ 120 mil para recolocar a fiação, implantar um poste e reparar outros cinco.
Iluminação 100% LED
Dos 58 mil pontos do Parque de Iluminação Pública, 47.770 possuem luminárias com essa tecnologia, o equivalente a 82%. A mudança já contempla 40 bairros de Boa Vista e seis áreas de expansão.
A claridade e conforto visual que estas lâmpadas LED proporcionam dão ainda uma sensação de segurança nas casas, como relata a aposentada, Luiza de Sena moradora do bairro Mecejana, contemplado este ano com a substituição das luminárias.
“Quando precisávamos sair, tínhamos que observar com muito cuidado a rua. E hoje, a claridade ajuda a gente a ficar mais confiantes. Agora dá até para chamar os vizinhos para conversar na frente de casa”, disse.
Bairros 100% LED: Alvorada, Asa Branca, Bela Vista, Buritis, Calungá, Cambará, Caranã, Cauamé, Caimbé, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Dr. Sílvio Botelho, Dr. Silvio Leite, Equatorial, Jardim Floresta, Jardim Primavera, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Liberdade, Marechal Rondon, Mecejana, Nova Canaã, Nova Cidade, Olímpico, Operário, Pedra Pintada, Pintolândia, Piscicultura, Pricumã, Professora Araceli Souto Maior, Raiar do Sol, Said Salomão, Santa Luzia, Santa Tereza, São Bento, São Pedro, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, 31 de Março, União, além das áreas de expansão Jardim das Copaíbas, Monte Cristo, Monte das Oliveiras, Nova Esperança e João de Barro.
Os serviços estão em andamento no Murilo Teixeira e Laura Moreira. O cronograma de trocas de lâmpadas segue nos próximos meses no Jardim Caranã, Distrito Industrial, São Vicente, Cinturão Verde, Centenário e, por fim, no São Francisco.
De acordo com a prefeitura, a previsão é que até o final de 2023, todos os bairros da capital sejam alcançados.
Terceira etapa
Com recursos de emendas parlamentares, a Prefeitura vai garantir também a execução da terceira etapa de implantação, que vai contemplar os bairros restantes: Canarinho, dos Estados, Aparecida, Paraviana e Caçari, além do Centro de Boa Vista.
Comunidades indígenas também são atendidas
Darôra, Vista Nova, Vista Alegre já contam com iluminação mais moderna e eficiente. Os serviços foram iniciados também na Comunidade Três irmãos e logo devem ser finalizados.
Fonte: Da Redação