Cidades

Inadimplentes: 135 mil roraimenses não sabem que estão endividados, alerta Serasa

Levantamento especial da Serasa descobriu que 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividadosEm Roraima, esse número é de 135 mil.

Entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, pelo menos 19 milhões deles ocorreu a negativação pelos credores. E, portanto, são parte do Cadastro de Inadimplentes: pessoas físicas ou jurídicas que não sabem sobre a situação e nem os benefícios especiais a que têm direito para negociar e limpar o nome.

Esses 135 mil consumidores nunca consultaram o CPF ou CNPJ no aplicativo ou site da Serasa. Elas desconhecem que há um total de mais de 614 mil ofertas de dívidas para serem negociadas e pagas com vantagens e benefícios especiais, como os altos descontos, pagamento via Pix para baixa da negativação instantânea e a atualização do Score em tempo real.

Assim, ofertas desconhecidas do Feirão de negociações estão disponibilizadas por empresas de diversos segmentos. Como bancos, cartões de crédito, securitizadoras (empresas que compram dívidas), universidades, lojas, supermercados, companhias de telefone e internet, energia, água e outros serviços essenciais. 

Serasa aponta causas do desconhecimento

De acordo com Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira, o desconhecimento sobre débitos têm diferentes causas. Como a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira.

“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, conta Aline, gerente da plataforma Limpa Nome. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, comenta. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Febraban ensina a criar calendário financeiro e planejar gastos em 2026

Febraban, reuniu dicas práticas para quem quer começar 2026 com mais organização financeira

17 minutos ago

Preso passa mal durante banho de sol e morre dentro da Pamc

Interno apresentou mal-estar e desorientação. Ele ainda chegou a receber os primeiros socorros

3 horas ago

Projeto reconhece motoclubes como expressão cultural e social

Proposta prevê acesso facilitado a recursos da Lei Rouanet e Aldir Blanc para eventos de…

3 horas ago

Campeonato Roraimense de Futebol: São Raimundo empata com o Monte Roraima pelo placar de 1 x 1

TV Imperial, canal 6.1, emissora do Grupo Égia de Comunicação e afiliada da Rede Record, transmite aos…

4 horas ago

Polícia prende suspeito de assassinar mulher; corpo foi encontrado no Centro de Boa Vista

No decorrer da tentativa de abordagem, o suspeito chegou a morder os braços de dois…

18 horas ago

Jovem é preso por suspeita de perseguir carro de mulheres em avenida de Boa Vista

Segundo relato, vítimas não conheciam o suspeito. Caso aconteceu na noite de sexta-feira, 6

18 horas ago