Cidades

Inep abre prazo para adesão ao Enem para privados de liberdade

Os órgãos públicos de administração prisional ou socioeducativa interessados em aplicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para adultos e jovens com privação de liberdade (PPL) têm desta segunda-feira (30) ao próximo dia 18 para aderir ao Enem PPL 2024.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável por administrar o exame, cabe aos órgãos de administração prisional ou socioeducativa de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal indicar os respectivos estabelecimentos para a realização das provas.

De acordo com o edital com as diretrizes e o cronograma do Enem PPL 2024, os interessados devem encaminhar ofício para o e-mail do Inep.

A mensagem deve ser identificada com a expressão “Adesão Enem PPL 2024” no campo assunto. E conter todas as informações exigidas no modelo disponibilizado no edital. Elas deverão ser reconhecidas pelo secretário local responsável pelo órgão de administração prisional ou socioeducativa.

Além disso, as inscrições dos participantes acontecem entre os dias 7 e 25 de outubro, por seus responsáveis pedagógicos. Como resultado, cronograma já divulgado pelo Inep prevê a aplicação das provas em 10 e 11 de dezembro. 

Segundo o Inep, o exame não ocorre em unidades sem condições logísticas e de segurança. Bem como nas que não satisfaçam todos os critérios estabelecidos no Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso.

Entenda

Assim, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

As notas do exame podem acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Inep.

Como resultado, os participantes do Enem podem pleitear ainda financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Quem ainda não concluiu pode participar como treineiro. Por fim, os resultados, nesse caso, servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Previsão do tempo: calor e alta umidade podem provocar pancadas de chuva no decorrer da semana em RR

Brasil deve registrar novas ondas de calor até quarta-feira, dia 2

31 minutos ago

Jovem é apreendido pelo crime de estupro em Mucajaí

Justiça determinou que o jovem seja levado para o Centro Socioeducativo

2 horas ago

Suspeito de assassinar homem a facadas é preso em Boa Vista

De acordo com a Polícia Civil, ele também era procurado pela Justiça do Ceará e…

4 horas ago

Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

Exames preventivos evitariam 80% dos casos

6 horas ago

Governo de Roraima ignora denúncias de assédio e mantém presidente da Desenvolve Roraima no cargo

Segundo um ex-servidor da Desenvolve Roraima, o Ministério Público do Trabalho chegou a enviar ofício…

7 horas ago

No Jardim Tropical: obras de urbanização, drenagem e pavimentação melhoram qualidade de vida dos moradores

Bairro vai atingir marca de 100% de infraestrutura que resulta em um local mais seguro…

7 horas ago