O Inep divulgou nesta quinta-feira, 14, a nota de corte para a segunda etapa do Revalida 2024/2. Os médicos que se formam no exterior precisam obter, no mínimo, 66,148 pontos de 100 nessa etapa para serem aprovados no exame.
O Revalida avalia a formação dos indivíduos e não instituições de educação superior de outros países.
A participação no exame depende de interesse individual. No entanto, é obrigatório a todos os bacharéis de medicina com diplomas emitidos no exterior, para exercer a profissão de médico no Brasil.
Então para participar dessa fase de provas práticas, o participante deve ter sido aprovado na primeira etapa do Revalida 2024, aplicado em 25 de agosto. Além disso, também podem participar aqueles formados no exterior que fizeram as edições de 2024/1 ou 2023/2. E que foram aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda.
O Inep divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes em 9 de dezembro. Dessa forma, as provas de habilidades clínicas serão aplicadas em dois turnos, em 14 e 15 de dezembro.
Durante os dois dias de exame, os formados em medicina em instituições de outros países irão demonstrar seus conhecimentos práticos em dez estações. Serão realizadas tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros trabalhos.
Cada estação da prova de habilidades será pontuada de zero a dez, implicando em nota máxima de 100 pontos para o giro nessas dez estações.
Em cada estação, os participantes disporão de, no máximo, 10 minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo as orientações do material de aplicação existente na estação e do chefe de estação, além das informações a serem fornecidas pelos pacientes simulados, conforme as especificidades do caso.
Essa etapa pode envolver a execução de procedimentos clínicos ou cirúrgicos, considerados fundamentais para a formação médica, que podem incluir o manuseio de materiais perfurocortantes e manejo ambulatorial de manequins ou de pacientes simulados.
A avaliação ocorre a partir das filmagens realizadas nos dois dias de aplicação da prova de habilidades clínicas.
O edital da 2ª etapa do Revalida 2024/2 está disponível no Diário Oficial da União.
Após a aplicação das provas, em 14 e 15 de dezembro, o Inep divulgará as versões preliminares dos padrões esperados para a realização de procedimentos em 19 de dezembro.
O resultado final será conhecido em 21 de março de 2025.
Fonte: Agência Brasil
Ao todo, 132 sistemas de irrigação foram instalados
Momento exato vai variar conforme o fuso horário
Monumento tem 130 degraus e é um dos principais pontos turísticos da cidade ao Sul…
Conforme denúncia, pacientes renais tiveram suas sessões de hemodiálise interrompidas nesta sexta-feira, 15
Evento é uma oportunidade de vivenciar a cultura indígena
Crime ocorreu quando a vítima estava na casa da avó. Acusado tem extensa ficha criminal…