Cidades

Inmetro inaugura Delegacia Cibernética para reforçar combate a fraudes no comércio on-line

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou na última sexta-feira, 18, a Delegacia Cibernética, em São Paulo.

A nova unidade já entrou em operação e vai funcionar integrada ao Guardião Digital, plataforma com inteligência artificial desenvolvida para monitorar sites e plataformas de e-commerce e identificar anúncios suspeitos de produtos e instrumentos irregulares.

Como vai funcionar?

O sistema cruzará informações com as bases oficiais de produtos certificados para identificar possíveis irregularidades. Quando forem detectados indícios de não conformidade, a Delegacia Cibernética comunicará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio, notificando o responsável. Caso haja confirmação da irregularidade, o Inmetro aplicará as penalidades previstas em lei, incluindo auto de infração e multa, que pode chegar a R$1,5 milhão.

O Instituto criou a delegacia para enfrentar o avanço das fraudes digitais no comércio on-line, principalmente a venda de produtos sem certificação obrigatória, registro e instrumentos sem aprovação, com informações técnicas manipuladas ou com selos do Inmetro aplicados de forma enganosa. A unidade utilizará inteligência artificial, análise de dados e sistemas para rastrear inconformidades e orientar a retirada de anúncios irregulares.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressalta o caráter estratégico da iniciativa. Ele destacou que a Delegacia Cibernética permitirá ao Instituto atuar com ainda mais agilidade e precisão no ambiente virtual.

“Com o uso da inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitorar o mercado digital, oferecendo mais segurança a quem compra e garantindo condições equilibradas a quem produz dentro das regras. Nossa missão é proteger o consumidor, coibir fraudes e fortalecer a concorrência leal.

Monitoramento inicial

O Guardião Digital iniciará suas atividades monitorando quatro grupos de produtos prioritários: fios e cabos elétricos, balança comercial, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Os demais produtos regulados pelo Inmetro ficarão incorporados de forma gradual à plataforma, ampliando, assim, o alcance da fiscalização digital.

O sistema examinará também cada detalhe de anúncios suspeitos. Dessa forma, ele cruzará características técnicas, dados de certificação e requisitos de segurança, o que acelera a identificação de irregularidades.

A Delegacia Cibernética atuará em conjunto com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, composta pelos órgãos delegados do Inmetro em todo o país, que são os braços executivos responsáveis pelo controle de qualidade por meio da fiscalização.

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

5 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

7 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

9 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

10 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

10 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

11 horas ago