Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, o abre e fecha da porta do equipamento levam ao aumento do consumo de eletricidade.
Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vem orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo. Além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.
A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada à parede nem instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar o calor gerado durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.
O Inmetro recomenda, portanto, seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.
Outra orientação importante, é evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige, por exemplo, maior esforço do sistema de refrigeração.
Para reduzir o consumo, o Inmetro sugere que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de vedação, porque desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.
De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamado serpentina, que está localizado na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira. Sobretudo, porque o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.
Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás da geladeira, é considerada totalmente inadequada pelo Inmetro. Isso, porque bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.
O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes, “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.
Fonte: Da Redação
Ibras vem recebendo volumosos repasses de verba pública para executar projetos em Roraima, mas há…
Consulta pode ser feita na Página do Participante no site do Inep
Mulher foi levada com vida para o Hospital Geral de Roraima (HGR), mas morreu na…
Nomeação acontece 5 meses após a ALE aprovar sua indicação para o cargo vitalício. Tribunal…
Inicialmente haverá dois voos por semana para a cidade venezuelana com tempo estimado de 1h10
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…