O último dia de inscrições para o Comitê das Crianças em Boa Vista será nesta quarta-feira, 28. Interessados devem preencher um formulário eletrônico disponibilizado no site https://concursos.boavista.rr.gov.br. A seleção dos integrantes ocorre no 14 de março no canal do Youtube da Prefeitura de Boa Vista.
Como Capital da Primeira Infância, o objetivo é ouvir as ideias e opiniões das crianças sobre projetos que impactam diretamente seus interesses e também contribui para o desenvolvimento de uma cidade com qualidade de vida melhor para os pequenos habitantes.
Quem pode participar do Comitê das Crianças de Boa Vista
Conforme regulamento, o comitê terá no mínimo, 24 crianças residentes em Boa Vista. Além disso, a idade é entre 6 e 10 anos. Assim, após as inscrições, a seleção ocorre por meio de sorteio, considerando a densidade populacional das zonas territoriais da cidade, obedecendo a seguinte proporção:
- a) Região I: Dois representantes do Centro, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
- b) Região II: Quatro representantes da Zona Norte, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
- c) Região III: Quatro representantes da Zona Sul, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
- d) Região IV: Dois representantes da Zona Leste, 01 (um) menino e 01 (uma) menina;
- e) Região V: Seis representantes da Zona Oeste, 03 (três) meninos e 03 (três) meninas;
- f) Região VI: Quatro representantes da Zona Rural e Indígena, 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas;
- g) Dois representantes com deficiência, 01 (um) menino e 01 (uma) menina.
Boa Vista, Capital da Primeira Infância
Boa Vista é reconhecida nacional e internacionalmente por ações voltadas a garantir o pleno desenvolvimento das crianças.
Dessa forma, o município conta uma política pública municipal para a primeira infância consolidada, a partir da criação da lei municipal nº1.545/2013, que instituiu o Programa Família que Acolhe (FQA) e o Plano Municipal pela Primeira Infância de Boa Vista – que segue as diretrizes traçadas pelo Marco Legal da Primeira Infância.
Por fim, o tema também está presente no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
Fonte: Da Redação