Inscrições para primeira etapa do Revalida 2024/2 vão até sexta-feira

Provas serão dia 25 de agosto em nove cidades

Inscrições para primeira etapa do Revalida 2024/2 vão até sexta-feira
Revalida é um exame aplicado pelo Inep desde 2011/ Foto: Agência Mais Brasil

Interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 devem se inscrever, por meio do Sistema Revalida, até a próxima sexta-feira (28). O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição o diploma de graduação em medicina deverá ser enviado apenas após a inscrição, no período do recurso das versões preliminares, previsto para entre 28 de agosto e 1º de setembro. Caso não possua o diploma, o participante poderá apresentar a declaração ou então certificado de conclusão de curso. 

Ainda segundo o Inep, a declaração ou o certificado de conclusão de curso deve conter a comprovação de conclusão de todo o componente curricular obrigatório do curso de medicina realizado no exterior, inclusive de eventuais internatos, estágios obrigatórios e/ou provas finais de graduação, além de menção específica quanto à condição de expedição do diploma em trâmite.

A documentação comprobatória de conclusão de curso em idioma diferente da língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola deverá estar acompanhada de tradução juramentada.

Provas

As provas do Revalida 2024/2 acontecem no dia 25 de agosto em Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo. Confira o cronograma completo:

  • Inscrições: 24 a 28 de junho
  • Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 24 a 28 de junho
  • Divulgação da nota de corte: 10 de julho
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 30 de julho
  • Aplicação: 25 de agosto
  • Envio da documentação comprobatória de conclusão de curso: 28 de agosto a 1º de setembro
  • Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 1º de outubro
  • Resultado final da 1ª etapa: 25 de outubro

Entenda

O Revalida é composto por duas etapas, teórica e prática, que abordam cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e, por fim, comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências, assim como conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x