Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai convocar 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual.
Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.
“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, ocorre a notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135. Ou notificação bancária fala que a prova de vida ainda não ocorreu”, afirmou o INSS. As pessoas convocadas nasceram nos meses de janeiro a março.
Já ocorreu a notificação de 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.
Por fim, os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS. Ou então o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida.
Por fim, após 60 dias da notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e notificação bancária, não tendo comprovação de vida, o pagamento é bloqueado.
Fonte: Agência Brasil
O valor total do processo licitatório é de R$ 2.427.082,92, enquanto o da adesão é…
Objetivo é promover a modernização do Sistema Único de Saúde, por meio da implementação de…
Criminosos acessam dados públicos de processos judiciais e entram em contato com clientes de advogados…
Cerimônia acontece no Palácio 9 de Julho. Serão contemplados moradores de 35 bairros
Condenação se baseou em uma confissão apresentada fora do prazo, sem chance de defesa dos…
Agentes federais apreenderam cerca de 8 mil litros de combustíveis, além de mercúrio, uma arma…