Instalações sanitárias para migrantes reabrem em Pacaraima

Reabertura das instalações ocorre por meio de ajuda da União Europeia

Instalações sanitárias para migrantes reabrem em Pacaraima
Foto: Divulgação

A Cáritas Brasileira reabriu suas instalações sanitárias e lavanderia, em Pacaraima e retomou a rotina de serviços de água, saneamento e higiene de migrantes e refugiados na fronteira.

Valquíria Lima, diretora-executiva nacional da Cáritas Brasileira, vê esse apoio como um sinal de esperança na retomada dos serviços essenciais.

“A reabertura das instalações em Pacaraima com o apoio da União Europeia é uma conquista da população migrante, pelo direito a um espaço de serviços de qualidade, de água, saneamento e higiene.”

Assim, a reabertura das instalações é pela parceria que já apoia outra iniciativa na área de migração. O projeto Europana: Dignidade sem Fronteira e Sem Barreiras.

A ação continental, acontece também na Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Venezuela. O objetivo é de promover proteção e assistência humanitária para migrantes, solicitantes de asilo, e populações locais vulneráveis.

“A Cáritas Brasileira, desde o dia que recebeu a comunicação de suspensão do apoio e das atividades do Governo dos Estados Unidos, têm trabalhado incansavelmente, dialogado com parceiros locais, poder público, municipal, em todas as esferas, para que o poder público reconheça os nossos serviços, como serviços de excelência.”, explica Valquíria Lima.

Além disso, as instalações, têm estruturas de banheiros, bebedouros, duchas, lavanderia e fraldário. Além de atender com agentes treinados para fortalecer a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Instalações

Em Pacaraima, a Cáritas Brasileira possui duas instalações. Uma no Centro de Formação, que está em funcionamento desde 2019, e a Instalação Wash Padre Edy Savietto, no Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG). Apenas nos últimos 3 meses e meio, essa última já teve mais de 50 mil acessos contabilizados.

Por fim, as instalações contam com 10 banheiros sanitários. Sendo 4 preferenciais,  8 banheiros com chuveiros, 19 lavatórios com pias, 2 bebedouros de 200 litros, 1 lavanderia, 2 fraldários e 1 espaço de amamentação.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x