Cidades

Integração: crianças e jovens dos projetos Conviver e Dedo Verde plantam e cultivam girassóis

Uma ação de integração da Prefeitura de Boa Vista reuniu as crianças do Projeto Conviver e os adolescentes do Programa Dedo Verde no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pintolândia. Juntos, eles mergulharam no universo do plantio e dos cuidados com girassóis, criando uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências.

Foram momentos de integração, curiosidade e aprendizados valiosos. A ideia é contribuir para o desenvolvimento deles e aumentar a convivência, para que conheçam as atividades desenvolvidas em cada projeto. Segundo a educadora social Elloyane Morais, do Projeto Conviver, por mais que o foco seja aprender sobre a cultivo da “flor do sol”, a interação entre os beneficiários é igualmente valiosa.

“É incrível ver como crianças de diferentes idades interagem. E entender a realidade um do outro é fundamental. As crianças aqui têm a chance de conviver e se interessar pelas atividades do Conviver e Dedo Verde, trocando ideias. É muito bom fazer parte disso tudo”, disse Elloyane.

Semeando Amizades

Durante as atividades, como palestra e a adubação, uma amizade estava florescendo: a de Isabelly Raposo, do Projeto Conviver, e Jenifer Lôbo, do Programa Dedo Verde. A conexão foi imediata e logo estavam conversando, trocando ideias e Jenifer auxiliou Isabelly durante o processo de plantio do girassol, demonstrando o verdadeiro companheirismo.

“Participar do Conviver tem sido incrível. E essa oportunidade de hoje está sendo ótima, pois conheci a Jenifer e está sendo muito legal. Ela me ensinou muitas coisas. Quero me juntar ao Dedo Verde quando estiver mais velha”, expressou Isabelly com muita alegria.

Conviver

O Conviver atende atualmente 193 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, com o objetivo de complementar o trabalho social com as famílias, para prevenir ocorrências de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades ocorrem nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Sobre o projeto Dedo Verde

Por fim, o projeto beneficia 168 integrantes de 14 a 17 anos., com foco em temas ambientais e sociais por meio de oficinas sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

34 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago