Foto: Divulgação PMBV
Com olhos curiosos para novas descobertas, os integrantes do Programa Dedo Verde percorreram as ruas e calçadas do centro histórico de Boa Vista nesta quinta-feira, 2. Durante o passeio, os jovens conheceram de perto a Igreja Matriz N. Senhora do Carmo, a Casa Bandeirante (antigo armazém J.G. Araújo) e os famosos Monumentos aos Pioneiros e ao Tamanduá-Bandeira.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa envolve educação e valorização do patrimônio local, integrando o eixo “Eu com a Cidade”. O objetivo é promover o contato direto com a história de Boa Vista, incentivando a importância de conhecer e preservar seus marcos, fortalecendo o vínculo com as raízes culturais.
Segundo a técnica de referência do Dedo Verde, Larissa Paz, a visita conecta os jovens com as origens da capital. No entanto, a atividade vai além do passeio para os integrantes. Os integrantes foram desafiados a se tornarem produtores de conteúdo.
“Eles tiveram a missão de fazer um vídeo, estilo vlog, contando na voz e na interpretação deles o que compreenderam sobre tudo que passaram. É interessante que eles se veem nesses locais e como podem, futuramente, participar deles”, detalhou.
Para Henrique Henori, 15 anos, que integra assim o programa há dois, a visita guiada ao centro histórico foi mais do que um passeio: foi uma descoberta. Ele teve por exemplo, a chance de se conectar com a história da cidade que, até então, passava despercebida em seu dia a dia.
“Encontrei mais um conhecimento para minha vida, porque eu não conhecia muita coisa do centro histórico. A parte mais interessante que eu achei foi o altar da Igreja Matriz. É a primeira vez que eu entro aqui. Já passei na frente, mas eu não sabia que ela tinha 300 anos. É muito legal eles terem marcado o nome do padre que está enterrado aqui. Espero poder visitá-la mais vezes, gostei bastante”.
Sthefany de Araújo, 17 anos, integra o Dedo Verde também há dois. Pela primeira vez, ela visitou os pontos históricos, onde se surpreendeu com aspectos que nunca havia notado, como o Monumento aos Pioneiros, obra assinada então pelo artista Luiz Canará.
“Visitei o monumento e fiquei observando os detalhes dos barcos, das flores e das pessoas que estão nela. Eu venho aqui na orla e nunca tinha reparado nessas coisas. Também visitei pela primeira vez a Igreja Matriz. Ela é muito bonita dentro, com esses quadros na parede. Vi que eles têm muito respeito pelo padre enterrado aqui”.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos