A Feira IntegraArte que ocorreu no último dia 2 de julho, promoveu um espaço para a troca de experiências artísticas entre imigrantes e brasileiros. Dessa forma, a população boa-vistense conheceu mais das artes plásticas e produtos artesanais durante a terceira edição do evento.
De acordo com o auxiliar de Integração Socioeconômica da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Élysson Albuquerque, a feira permite que artistas mostrem os trabalhos realizados à população local, o que permite assim, uma aproximação.
“A IntegraArte tem o objetivo de promover os serviços e os materiais produzidos pela população venezuelana. Essa exposição foi muito bem acolhida pelos brasileiros interessados em artesanatos e serviços oferecidos pelos participantes. Dessa forma, conseguimos impulsionar e fortalecer a geração de renda”, declarou.
Como resultado, o objetivo da feira, é levar a integração socioeconômica e independência financeira de pessoas refugiadas e migrantes. O grupo é liderado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Agência da ONU.
A oficial de Relações Institucionais do ACNUR, Thais Menezes, reconhece na Feira uma forma de apoio à integração socioeconômica para as comunidades venezuelana e brasileira em Boa Vista.
“A Feira traz um impacto duradouro para seus participantes ao promover um verdadeiro intercâmbio de técnicas e saberes, além de capacitações prévias e geração de renda. A IntegraArte proporciona uma vitrine para os empreendedores brasileiros e venezuelanos, possibilitando a inserção em novos mercados e acesso a um público mais diverso.”
Por fim, o evento também representou uma oportunidade para as venezuelana Norelis e Kimberly Valentina.
“Isso tudo abre uma porta para gente, pois com a feira se torna mais acessível para as pessoas nos conhecerem”, declarou Kimberly Valentina.
Fonte: Da redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido