Imigrantes se voluntariaram para interiorização - Foto: Romério Cunha/Casa Civil da Presidência da República
Manaus, no Amazonas, segue como o munícipio que mais recebeu imigrantes venezuelanos através da estratégia de interiorização da Operação Acolhida. No total, 5.259 refugiados estão na cidade.
Os dados são do informe da Organização Internacional para Migrações (OIM), referentes ao mês de novembro. O relatório reúne informações de venezuelanos que foram enviados de Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela, para outras partes do país.
Anteriormente, no mês de outubro, o munícipio contabilizava 5.112 venezuelanos enviados através da interiorização. Com isso, Manaus registrou um aumento de 2,88% no número de refugiados beneficiados pela medida.
Da mesma forma, a Força-Tarefa enviou refugiados para outros 778 munícipios do Brasil. Além disso, houve um acréscimo de 13 novas cidades em comparação a outubro.
As demais cidades que mais receberam imigrantes são:
Conforme o documento, desde abril de 2018, 64.478 venezuelanos se voluntariaram para interiorização. Em 2020, o número foi de 19.389, já neste ano 17.889 pessoas seguiram para outros estados.
Como resultado, os estados que mais recebem refugiados venezuelanos desde 2018, são o Paraná (10.602), São Paulo (9.279) e Rio Grande do Sul (9.209).
Outro dado da OIM é o perfil dos interiorizados. Cerca de 34% dos homens compõem os voluntários para a interiorização, enquanto que 29% são mulheres.
Ainda conforme o documento, a maioria das pessoas viajam em grupos familiares (88%). Por outro lado, cerca de 12% dos venezuelanos viajaram sozinhos.
A interiorização é uma estratégia do Governo Federal que oferta assistência aos imigrantes e refugiados venezuelanos que entram no Brasil e se abrigam em Roraima.
De acordo com a Força-Tarefa, o principal objetivo é garantir “a inclusão socioeconômica dos imigrantes que deixaram a Venezuela”.
De acordo com a OIM, cerca de 53% dos interiorizados viajam através da reunião social. Além disso, cerca 19% seguiu para abrigos, outros 17% para vagas de empregos e 11% pela reunificação familiar.
Fonte: Da Redação
Vagas são distribuídas nos seis programas de residência
Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão
Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família
Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza
Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…
Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado