Manaus é a capital que mais recebeu venezuelanos interiorizados

Ao todo, desde abril de 2018, mais de 5 mil migrantes saíram de Roraima rumo à Manaus

Manaus é a capital que mais recebeu venezuelanos interiorizados
Desde 2018, mais de 58 mil venezuelanos já foram interiorizados – Foto: Divulgação/Operação Acolhida

Manaus, no Amazonas, foi a capital brasileira que recebeu o maior número de venezuelanos no processo de interiorização feito pela Operação Acolhida.

Os dados são de um relatório divulgado pela Organização Internacional para Migrações (OIM). Ao todo, desde abril de 2018, mais de 5 mil migrantes saíram de Roraima rumo a Manaus (AM). 

Conforme o levantamento, desde o início do processo, mais de 58,7 mil venezuelanos foram interiorizados em todo o país.

Depois de Manaus, Curitiba (PR) foi a segunda capital que mais recebeu migrantes, somando mais de 3,9 mil. Em seguida aparece a capital São Paulo (SP), que recebeu mais de 3,5 mil venezuelanos interiorizados.

Estados

Já entre os estados, o levantamento da OIM diz que o Paraná foi o que mais recebeu venezuelanos até agosto deste ano, com mais de 9,7 mil.

Além disso, após o Paraná, São Paulo foi o estado que mais recebeu migrantes. No total, a Operação Acolhida enviou mais de 8,7 mil pessoas para recomeçar a vida na região.

Deslocamento de venezuelanos

De acordo com os dados, do total de venezuelanos interiorizados, mais de 54,3 mil foram enviados a outros estados de avião. O número representa 92% de todas as interiorizações.

Nesse sentido, o relatório diz que apenas 4,3 mil migrantes foram interiorizados de ônibus, o equivalente a 7,4% do total.

Perfil

Ainda conforme os números, 88% dos interiorizados estavam viajando em família. Por outro lado, apenas 12% das pessoas viajavam sozinhas.

O documento informa ainda que, do total, homens correspondem a 53% dos interiorizados. Já as mulheres representam 47%.

Por Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x