“Vontade política foi essencial para Boa Vista ser reconhecida como capital da primeira infância”, afirmou o prefeito Arthur Henrique (MDB). A declaração foi dada em entrevista à Rádio 93 FM na tarde desta quarta-feira (25).
De acordo com ele, Boa Vista colhe os frutos que a ex-prefeita Teresa Surita plantou há oito anos, quando investiu em políticas públicas para a primeira infância.
A princípio, a prefeitura definiu agosto como o Mês da Primeira Infância, ocasião em que também lançou a campanha “Pacto pela Paternidade Boa”.
Durante a entrevista, o prefeito falou também sobre o programa Família que Acolhe, carro chefe da política pública para primeira infância no município. Conforme Arthur Henrique, desde a criação do programa, em 2013, a Prefeitura já atendeu mais de 19,7 mil famílias.
No momento, são mais de 6,2 mil cadastros ativos. Nesse sentido, a expectativa é que com a descentralização do programa para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o município poderá atender o maior número possível.
“Nós entendemos a importância de desenvolvimento da primeira infância e abraçamos a ideia de que em todos os projetos que a gente fizer dentro da prefeitura, a gente precisa olhar primeiro para aquelas famílias que tem criança dentro da primeira infância ou uma mãe gestante”, ressaltou.
Além disso, o prefeito citou outros exemplos de ações desenvolvidas na capital que compõem a política pública da primeira infância.
Conforme ele, Boa Vista conta também com a Universidade do Bebê; os programas Leitura Desde o Berço e Visitação Domiciliar; o Caminhos da Primeira Infância; a Selvinha Amazônica; Abrigos de ônibus temáticos; Spa do Bebê; playgrounds com piso emborrachado nas escolas e praças, entre outros.
Ainda segundo ele, como exemplo de política pública para infância, a Prefeitura construiu as praças de Boa Vista, adaptadas para as crianças, com playgrounds interativos, construídos com intencionalidade.
Da mesma forma, as Selvinhas Amazônicas são outros elementos importantes na formação da criança, que passa a brincar e explorar o ambiente de forma a estimular o cérebro.
Arthur Henrique também ressaltou o papel do pai nos estímulos dados aos filhos, sobretudo como forma de desenvolvimento da criança.
Além disso, o prefeito incentivou os pais a cumprirem seu papel dentro do lar, sendo fortes parceiros das mulheres e com maior participação no seio familiar.
“É algo simples: a mãe só tem um trabalho a mais, que é amamentar a criança. Todo o restante da criação, o pai tem todas as responsabilidades que uma mãe tem. É preciso participar de todas as etapas da vida dos filhos”, pontuou.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido