Jaguatirica entre os galhos de uma árvore no bairro Centenário - Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal
Um vídeo enviado à redação do Roraima em Tempo neste sábado, 2, mostra um inusitado registro. Uma Jaguatirica foi encontrada em um quintal de uma casa no bairro Centenário, zona oeste de Boa vista. Nas imagens, é possível ver o animal entre os galhos de uma árvore.
De acordo com informações dos moradores da residência, o primeiro contato visual com o animal, foi pela parte da manhã em cima de uma mangueira, onde o felino transitava entre os galhos. No vídeo, é perceptível o comportamento acuado da Jaguatirica, possivelmente pela presença de cachorros na casa onde estava. Apesar de estar em um perímetro residencial, não houve acidentes registrados envolvendo o animal.
Logo após o contato com o animal, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), que contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) para resgatar a Jaguatirica.
No entanto, devido à complexidade do resgate e o felino estar há mais de três metros de altura do chão, uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o diretor do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e um veterinário, assumiram o resgate. Uma vez que apenas eles possuem o material adequado para a captura do animal.
Por meio de uma escada, os agentes se aproximaram da Jaguatirica para aplicar através de uma Zarabatana, um dardo tranquilizante no animal. Ao receber a dose do sedativo, o animal assustado fugiu se jogando da árvore em direção ao quintal da residência onde estavam.
A atitude do felino, já era esperada pelos agentes. Dessa forma, outra equipe que já aguardava o animal silvestre em solo, imobilizou a Jaguatirica assim que ela desceu da árvore, com uma rede de contenção. Como ela já estava sobre efeito dos tranquilizantes, logo perdeu a resistência e foi contida de maneira segura em uma jaula.
Posteriormente, o animal foi acondicionado em uma gaiola adequada e levado para o Ibama para avaliação médica, reabilitação e devolução ao seu habitat natural.
Apesar de ser um animal silvestre, é comum que vez ou outra Jaguatiricas apareçam em sítios, fazendas, chácaras e até mesmo pela cidade. Entretanto, órgãos ambientais oficiais do Brasil, como o Ibama e diversas secretarias estaduais de meio ambiente, reforçam recomendações gerais em casos de encontro com animais silvestres, como por exemplo:
Quando há encontros com animais silvestres, populares devem acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193, ou o Ibama através da Linha Verde 0800 61 8080.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos