A 3ª edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 23, na Vila Olímpica Roberto Marinho, com a promessa de uma semana intensa de disputas em diversas modalidades esportivas. Do mesmo modo, o evento, que segue até o próximo sábado, 28, envolve quase 3 mil alunos com idades entre 8 e 12 anos, matriculados nas turmas do 3º ao 6º ano.
Com o tema “Vivenciando os Jogos Olímpicos na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista”, a iniciativa visa incentivar a prática esportiva e promover hábitos saudáveis entre os alunos.
Além disso, as competições incluem uma grande variedade de modalidades, como atletismo, corrida para alunos com deficiência visual, badmínton, bocha, cabo de guerra, basquetebol, futsal, handebol, queimada, tênis de mesa e voleibol.
“O esporte é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois vai além da atividade física. Contribui para o desenvolvimento psicológico, motor e cognitivo. Além disso, promove a interação e a integração entre as escolas, o que é essencial para a formação social dos alunos. Cada criança aqui terá a oportunidade de viver essa experiência, ganhar sua primeira medalha e levar para a vida os aprendizados que o esporte proporciona”, destacou o gerente de Educação Física da rede, Admilson Costa.
Empenho e Motivação nos jogos
Já no primeiro dia de disputas o que não faltou foi empenho e motivação dos alunos. Kevin Eduardo, de 12 anos, estudante da Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi, competiu na modalidade de futsal. Para ele, um momento de descontração e oportunidade para conhecer novos colegas. “Já participei outras vezes e eu acho muito legal. A gente faz novos amigos e se diverte bastante”, falou.
Rayssa Rufino, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Martinha Thury Vieira competiu na modalidade de queimada. É a primeira vez que ela participa dos Jogos Escolares.
“Eu estou adorando. Escolhi participar da queimada porque eu gosto muito e é um esporte que costumo jogar com meus amigos. É bom para a gente não ficar no sedentarismo”, destacou a aluna.
Jogos Paralímpicos e Eja
Simultaneamente, são promovidos os Jogos Paralímpicos, voltados para alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino. São 59 competidores, em duas modalidades: bocha e corrida guiada. A atividade contribui com o desenvolvimento do deporto adaptado, de habilidades sociais, como a cooperação, a empatia e o respeito mútuo.
Além disso, nesta edição dos jogos, 149 alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas urbanas, do campo e indígenas, participam do evento esportivo.
Por fim, os estudantes adultos disputarão nas seguintes modalidades: futsal, dama, dominó, tênis de mesa e voleibol. Todas as competições esportivas ocorrerão à noite, a partir das 19h no período de 25 a 27 de setembro.
Fonte: Da Redação