Os jovens indígenas da Comunidade do Bananal visitaram pela primeira vez, o Teatro Municipal na tarde de quinta-feira (3) a convite da Fundação Viajart, que promoveu a I Mostra de Violoncelos de Roraima.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, o evento que foi realizado em parceria com a gestão, teve oficinas, palestras para os profissionais do Instituto Boa Vista de Música.
Os jovens assistiram ao último ensaio da Orquestra Sinfônica do IBVM antes do concerto de abertura, que acontece nesta sexta-feira, (4) a partir das 20h.
Eles também puderam subir ao palco do teatro para ver e ouvir de perto os mais diversos instrumentos musicais. Ao final, eles tiveram ainda um momento de bate-papo com os músicos.
De acordo com o 2° Tuxaua da Comunidade do Bananal, a maioria nunca havia tido a oportunidade de vir à capital.
“A maioria deles nunca nem tinha vindo a Boa Vista. Foi uma oportunidade para eles abrirem um pouco os horizontes e, quem sabe um dia, estarem ali em cima do palco, tocando algum instrumento. De fato, é uma experiência única para todos eles e tenho certeza que eles levarão para toda vida.”
Um novo olhar
Maria Fernanda, conta então, que já teve contato com a música por meio do coral da igreja em sua comunidade.
“É uma experiência enriquecedora. Sempre gostei de música e tenho muita vontade de aprender a tocar um instrumento, mas até então não tive oportunidade.”
Do mesmo mesmo, Elis Alves, deu detalhes do que a visita representou para ele.
“É a primeira vez que assisto e ouço de perto uma orquestra. Fiquei muito emocionado. É uma experiência inesquecível que farei questão de contar para o meu filho e se Deus quiser trazer ele aqui para conhecer também”, disse.
Fonte: Da Redação