Foto ilustrativa: Freepik
A Justiça Federal em Roraima aceitou uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu um garimpeiro pelos crimes de usurpação de bem da União e extração ilegal de recursos minerais no rio Mucajaí, em Alto Alegre, Norte do estado. Caso condenado, ele pode receber penas que variam de um a cinco anos de prisão, além de multa.
Conforme a denúncia apresentada em abril, a Força Nacional abordou ele durante fiscalização e encontrou uma quantidade entre 12 e 14g de ouro. O suspeito teria dado outra parte do metal precioso a indígenas como pagamento para transporte até Boa Vista. Na mesma embarcação, os agentes apreenderam quase 20 gramas de ouro avaliados em mais de R$5 mil à época, e três celulares.
Na decisão, a 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima considerou que a acusação descreveu de forma suficiente os fatos, assim como a participação do denunciado.
O MPF propôs à celebração de um acordo de não-persecução penal ao acusado, que não demonstrou interesse. Outros dois homens flagrados com o garimpeiro aceitaram a proposta do MPF e aguardam homologação judicial de seus acordos. O órgão também solicitou a fixação de valor mínimo de R$ 5 mil para reparação de danos morais coletivos e sociais decorrentes da atividade ilícita.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…