Cidades

Justiça Itinerante comemora 19 anos com exposição fotográfica e artesanato indígena

A Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) completa neste mês 19 anos de atuação, levando cidadania a todas as regiões do Estado. A trajetória é marcada pelo compromisso de garantir acesso rápido e gratuito a direitos fundamentais. Dessa forma, superando barreiras geográficas e sociais em comunidades urbanas, rurais, assim como ribeirinhas e indígenas.

Para celebrar a data, acontece nesta sexta-feira,12, a Exposição Fotográfica e de Artesanato Indígena, no espaço externo da Vara da Justiça Itinerante do Fórum da Cidadania. O prédio é Palácio Latife Salomão, localizado na Av. Glaycon de Paiva, 458-588, bairro Mecejana, Boa Vista.

A solenidade terá início às 16h, reunindo magistrados e magistradas e servidores. Ministério Público, Defensoria Pública, como também instituições parceiras. Além de representantes da sociedade civil.

A exposição vai destacar os serviços jurídicos ofertados ao longo de quase duas décadas, assim como o impacto social e cultural da Justiça Itinerante. Cuja ações, já transformou a vida de milhares de pessoas em todo o estado.

Justiça ao alcance de todos

Criada em 2006 como a primeira Vara de Justiça Itinerante do Brasil, a unidade nasceu da experiência pioneira do antigo Juizado Especial Volante, implantado em 1997. Desde então, percorre todo o território roraimense para oferecer diversos serviços como: reconhecimento de união estável, divórcio consensual, guarda de menores, pensão alimentícia. Também registro civil e emissão de documentos básicos.

De acordo com o Tribunal de Justiça, com o trabalho de suas equipes e o apoio de parcerias institucionais, a Justiça Itinerante tornou-se um símbolo de inclusão, cidadania e esperança.

Essa parceria entre elas Ministério Público, Defensoria Pública, cartórios, prefeituras, INSS, Funai, Tribunal Regional Eleitoral e forças de segurança, é sinônimo de reconhecimento nacionalmente. Isso, pelo alcance social e pela dedicação de magistrados, servidores e voluntários que, juntos, levam Justiça a quem mais precisa.

Evento: Exposição Fotográfica e de Artesanato Indígena

Local: Espaço externo da Vara da Justiça Itinerante – Fórum da Cidadania Palácio Latife Salomão (Av. Glaycon de Paiva, 458-588, Centro,  Boa Vista/RR)

Data: 12 de setembro de 2025

Horário: 16h

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

2 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

3 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

4 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

4 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

5 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

6 horas ago