Cidades

Lei que restringe uso de celular na escola é regulamentada pelo Governo Federal

O Governo Federal estabeleceu a lei com regras sobre a restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes nas escolas, nesta quarta-feira 19. Entre as normas estão estratégias de orientação aos estudantes e capacitação dos profissionais de educação sobre o tema.

Assim, a regulamentação é por conta de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento observa a gestão democrática do ensino e garante a participação da comunidade escolar na adequação das regras ao contexto local.

O detalhamento sobre as exceções para uso dos eletrônicos traz a necessidade de atestado, laudo médico ou outro documento assinado por profissional de saúde para casos em que o estudante necessite do celular no processo de ensino. Também nos casos de monitoramento e cuidado de condições de saúde. A regra pode ter adaptação a outras formas de comprovação a critério dos sistemas de ensino.

O decreto

Além disso, o decreto define ainda a inclusão de estratégias de orientação dos estudantes. E formação dos professores nos regimentos internos escolares e nas propostas pedagógicas.

Houve definição como obrigatórias as ofertas de educação digital para o uso seguro, responsável e equilibrado de aparelhos eletrônicos aos professores, que também devem ter capacitação para identificar sinais de sofrimento psíquico em estudantes, decorrente do uso imoderado dos celulares.

Nos mesmos documentos das instituições de ensino, também precisa constar a forma de uso dos celulares. Bem como será o guardar dos aparelhos durante a aula ou intervalos.

Assim, as instituições de ensino também tem responsabilidade por estabelecer as consequências do descumprimento da lei.

Por fim, o governo reforçou a obrigação dos estabelecimentos públicos e privados de promoverem ações de conscientização sobre os riscos de uso excessivo de celulares e outros eletrônicos portáteis pessoais. Inclusive, de promover espaços de escuta e garantir acolhimento aos estudantes, professores e profissionais dos estabelecimento de ensino que apresentem sinais de sofrimento psíquico relacionados ao tema.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

2 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

3 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

3 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

4 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

5 horas ago

Divulgado edital do Programa Bolsa Atleta 2025, em Boa Vista

Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…

6 horas ago