O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ficou muito triste ao saber que o Governo anterior não financiou a produção agrícola indígena. Ele fez a declaração nesta segunda-feira (13) em Normandia.
Dessa forma, prometeu que, ao chegar em Brasília, vai reunir os ministros e tratar do assunto com muito carinho.
A intenção do presidente é de legalizar as terras para que os indígenas possam estender a produção. Além disso, Lula também pretende desenvolver um programa de financiamento para a agricultura indígena.
2ª visita de Lula a Roraima este ano
Esta é a segunda visita do presidente ao estado desde que assumiu o mandato, no dia 1º de janeiro. Ele esteve em Boa Vista, no dia 21 de janeiro para verificar a situação do povo Yanomami. E assim determinou socorro urgente.
Lula chegou à Raposa Serra do Sol na manhã de hoje e foi recebido pelos participantes do evento. Ele visitou a feira com produção orgânica dos indígenas de Roraima.
O chefe do Executivo está acompanhado da esposa Janja; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique; bem como de outras autoridades.
Como pauta principal do evento estão discussões sobre a proteção das terras tradicionais; gestão dos recursos naturais; assim como a agenda do movimento indígena para o ano de 2023.
Fonte: Da Redação