O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Boa Vista neste sábado (21) para verificar as estruturas de atendimento à saúde indígena.
Em postagem nas redes sociais na manhã de hoje, Lula informou que vai visitar unidades de apoio à saúde indígena.
“Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e recuperação dessa crise”, escreveu.
Ele partiu de Brasília para a capital de Roraima às 07h e deve chegar na Base Aérea por volta das 09h30. Dessa forma, o primeiro local que ele deve visitar é a Casa de Saúde Indígena (Casai).
A partir das 11h, Lula fará anúncio de ações emergenciais para a população Yanomami. Em seguida, às 13h, partirá de volta para Brasília e deve chegar na capital federal do Brasil por volta das 17h30.
Saúde indígena
A saúde indígena de Roraima é de responsabilidade do Governo Federal e tem enfrentado muitos problemas nos últimos anos.
Tema de várias reportagens de nível nacional, o atendimento aos indígenas vive o pior momento, devido a falta de gerência no Dsei Leste e Dsei Yanomami.
Os dois órgãos então não prestaram a devida assistência e os povos indígenas chegaram até mesmo a ficar sem remédios para todos os tipos de tratamento.
Desvio de medicamentos
Em novembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) realizou operação com objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).
Foram cumpridos assim 10 mandados de busca e apreensão, no estado de Roraima, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.
Fonte: Da Redação