Cidades

Mãe de criança autista denuncia falta de professor auxiliar em escola municipal de Mucajaí

A mãe de uma criança autista, de quatros anos, entrou em contato com a reportagem para denunciar a falta de professor auxiliar, na Escola Municipal Miguel Alves da Costa, em Mucajaí, interior de Roraima.

De acordo com o relato da mulher que preferiu não ser identificada, a menina está sem ir à escola há mais de um mês. Além disso, a Lei nº 12.764/2012 diz que alunos autistas têm o o direito de ter um profissional auxiliar na sala de aula e em todas as atividades escolares.

“As aulas iniciaram dia 11 de março e ela foi só o primeiro dia pra aula, pois estava certo que teria professora a partir do dia 12. Ela não foi mais, porque a escola alegou que não tinha professora auxiliar e a Secretaria Municipal de Mucajá estaria resolvendo a situação. Ela está há um mês e 9 sem professora e sem ir pra escola”, disse a mãe.

Do mesmo modo, a mulher explicou que aguardou a contração dos profissionais. “O caso dos professores seletivados estava na justiça, e esperava apenas a liberação para a convocação. No dia 26 de março, a Justiça deu a continuidade ao processo do seletivo para a contratação. Contudo, a professora que iria acompanhar minha filha, desistiu do cargo. Então, começou mais uma luta: a escola cobrando a Secretaria de Educação e eu cobrando da escola. Até então, nada resolvido”, explicou.

Mãe sem respostas

Sem respostas, a mulher como resultado, afirmou que procurou o Ministério Público no último dia 9, por meio da Promotoria de Justiça do município.

“Denunciei na Promotoria, pedi ajuda ao Conselho Tutelar. No entanto, a Secretaria sempre diz a mesma coisa; que já está resolvendo a situação. Não tenho aonde mais recorrer, sempre me dizem a mesma história, a mesma desculpa! Só peço que resolvam a situação o mais rápido possível”, desabafou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, disse que ocorreu um processo seletivo pelo município e que os profissionais estão sendo convocados. Contudo, “nem todas as pessoas chamadas comparecem ou possuem compatibilidade de horário”. É que maioria dos classificados já possuem outro vínculo. Ainda resta uma vaga em aberto para preenchimento. Por fim, disse que o professor titular se encontra em sala e o auxiliar é para dar melhor atendimento aos alunos.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

31 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

48 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago