Cidades

Maio Amarelo: Blitz Educativa leva mensagem por um trânsito mais seguro aos condutores de veículos em Boa Vista

“Paz no Trânsito Começa por Você”. Esta foi a mensagem transmitida por agentes de trânsito e integrantes do Projeto Crescer nesta quinta-feira (16), no Centro Cívico de Boa Vista. A blitz educativa faz parte da programação da campanha Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), a iniciativa contou com entrega de panfletos educativos sobre a temática aos condutores que transitavam em frente à Catedral Cristo Redentor. A técnica em epidemiologia Daniele Chaves foi uma delas e aprovou a ação. “Isso é muito importante para sensibilizar a população. Se cada uma fizer a sua parte, a cidade reduz os acidentes e as mortes no trânsito”, destacou.

O chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito, reforçou que há empenho da prefeitura em reduzir o índice de sinistros de trânsito na cidade (veja mais abaixo). Por isso, os agentes se mobilizam por meio de blitzen, visitas e palestras em escolas municipais e empresas privadas sobre segurança no trânsito.

“Nós realizamos atividades de educação e prevenção o ano inteiro. Nesse período, reforçamos os trabalhos com a parceria dos integrantes do Projeto Crescer, que participam da oficina de trânsito. Eles entendem sobre sinalização viária e nos ajudam nesse movimento para reduzir os sinistros na capital, além de aprender com a experiência visto que serão futuros condutores”, disse.

Dados de trânsito

Em 2023, Boa Vista registrou 2.125 acidentes com vítimas em vias da cidade. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram 339 ocorrências. A capital contabilizou 371 sinistros entre janeiro e fevereiro de 2023. Por outro lado, o número caiu para 339 no mesmo período de 2024. Ou seja, uma redução de 8,6%.

Entre as principais causas de acidentes de trânsito em 2023 e 2024 estão: colisões, quedas de moto e atropelamentos de pessoas. A avenida General Ataíde Teive foi a via com mais registros em 2023, com 157 ocorrências. Entre os bairros, o Asa Branca contabilizou mais acidentes, 121.

As infrações de trânsito mais cometidas foram: não usar cinto de segurança (1.224 registros), estacionar em vagas reservadas a idosos (1.120 registros), assim como estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência (723 registros).

Quanto às vítimas de acidentes entre janeiro e fevereiro de 2024, a maioria é da faixa etária entre 18 e 25 anos (131), seguido por jovens de 26 a 35 anos (113). Adultos com idade entre 36 e 45 anos ocupam a terceira posição no ranking (86).

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Prefeitura abre inscrições para curso em Desenvolvimento Full Stack

Os interessados podem se inscrever até 11 de janeiro de 2026

23 minutos ago

Mostra gratuita exibe filmes roraimenses com acessibilidade para pessoas cegas em Boa Vista

Evento acontece neste sábado, 13, no Espaço Cultural Harmonia, no bairro Nova Canaã, em Boa…

1 hora ago

IFRR abre inscrições para curso técnico de Assistente em Administração para jovens e adultos

São 70 vagas para pessoas a partir de 18 anos que já concluíram o ensino…

2 horas ago

“Oscar da Educação” reconhece 15 melhores escolas de Boa Vista que se destacaram em 2025

Em sua 13ª edição, evento celebra unidades de ensino que apresentaram bons resultados em alfabetização,…

3 horas ago

Passe Livre: estudantes poderão usar transporte público gratuito a partir de fevereiro de 2026

Passe livre terá o mesmo sistema do cartão estudantil, mas ao invés de meia-passagem, será…

4 horas ago

Promoção “Carrinho Cheio”: Grupo Égia vai sortear um ano de supermercado grátis

Sorteio é uma parceria com o supermercado Goiana

4 horas ago