Maio Amarelo: Blitz Educativa leva mensagem por um trânsito mais seguro aos condutores de veículos em Boa Vista

Ação ocorreu nesta quinta-feira (16), no Centro Cívico de Boa Vista

Maio Amarelo: Blitz Educativa leva mensagem por um trânsito mais seguro aos condutores de veículos em Boa Vista
Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

“Paz no Trânsito Começa por Você”. Esta foi a mensagem transmitida por agentes de trânsito e integrantes do Projeto Crescer nesta quinta-feira (16), no Centro Cívico de Boa Vista. A blitz educativa faz parte da programação da campanha Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), a iniciativa contou com entrega de panfletos educativos sobre a temática aos condutores que transitavam em frente à Catedral Cristo Redentor. A técnica em epidemiologia Daniele Chaves foi uma delas e aprovou a ação. “Isso é muito importante para sensibilizar a população. Se cada uma fizer a sua parte, a cidade reduz os acidentes e as mortes no trânsito”, destacou.

O chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito, Ney Brito, reforçou que há empenho da prefeitura em reduzir o índice de sinistros de trânsito na cidade (veja mais abaixo). Por isso, os agentes se mobilizam por meio de blitzen, visitas e palestras em escolas municipais e empresas privadas sobre segurança no trânsito.

“Nós realizamos atividades de educação e prevenção o ano inteiro. Nesse período, reforçamos os trabalhos com a parceria dos integrantes do Projeto Crescer, que participam da oficina de trânsito. Eles entendem sobre sinalização viária e nos ajudam nesse movimento para reduzir os sinistros na capital, além de aprender com a experiência visto que serão futuros condutores”, disse.

Dados de trânsito

Em 2023, Boa Vista registrou 2.125 acidentes com vítimas em vias da cidade. Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, foram 339 ocorrências. A capital contabilizou 371 sinistros entre janeiro e fevereiro de 2023. Por outro lado, o número caiu para 339 no mesmo período de 2024. Ou seja, uma redução de 8,6%.

Entre as principais causas de acidentes de trânsito em 2023 e 2024 estão: colisões, quedas de moto e atropelamentos de pessoas. A avenida General Ataíde Teive foi a via com mais registros em 2023, com 157 ocorrências. Entre os bairros, o Asa Branca contabilizou mais acidentes, 121.

As infrações de trânsito mais cometidas foram: não usar cinto de segurança (1.224 registros), estacionar em vagas reservadas a idosos (1.120 registros), assim como estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência (723 registros).

Quanto às vítimas de acidentes entre janeiro e fevereiro de 2024, a maioria é da faixa etária entre 18 e 25 anos (131), seguido por jovens de 26 a 35 anos (113). Adultos com idade entre 36 e 45 anos ocupam a terceira posição no ranking (86).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x