Cidades

Maio laranja: cronograma de ações em Boa Vista vai engajar combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

O 18 de Maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Por isso, a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) vai promover um mês alusivo com ações voltadas à temática. A missão é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime, que afeta milhares de pessoas em todo país.

A superintendente de proteção especial, Cirlene Guerra, afirma que toda a população de Boa Vista está convidada para ingressar nessa luta.

“Queremos chamar atenção para o fato do abuso ser muitas vezes silencioso e praticado por pessoas próximas das vítimas. Por essa razão, todos devem estar atentos aos sinais e diante de qualquer suspeita, fazer a denúncia. Em maio, o assunto ganha o reforço dessa campanha”, disse.

Sobretudo, o cronograma das ações tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar às autoridades. O objetivo principal então é levar a temática às ruas para sensibilizar a população e gerar uma reflexão. Confira as principais ações:

Caminhada 18 de Maio

A Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE) desenvolveu a Caminhada 18 de Maio para reforçar a importância da data. Dessa forma, a concentração vai ocorrer no Parque Germano Sampaio, a partir das 16h, no estacionamento Holiday na Rua Laura Pinheiro Maia. Os convidados devem utilizar camisa branca, considerando o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Blitz Educativa

Além disso, as equipes dos Centros de Referencias Especializados de Assistência Social (Creas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estarão presente nos semáforos e logradouros pelo período da manhã e tarde no dia 18 de maio.

Os participantes utilizarão as faixas de pedestres para sensibilizar a população e levar conhecimento acerca do Maio Laranja. A ação contará com a participação dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA e a 1ª Vara da Infância e Juventude.

Abordagem social

No dia 20 de maio, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) dos bairros Centro e Centenário, PETI e a 1ª Vara da Infância e Juventude estarão no Parque do Rio Branco/Orla (Selvinha), das 18h30 às 19h30, para entregar leques informativos sobre os canais seguros de denúncia e acompanhamentos da Rede Local. Serão utilizados os bonecos do Projeto Crescer para atrair a atenção do público infantil e seus responsáveis.

Vale lembrar que durante todo o mês de maio ocorrerão diversas atividades internas, como palestras e rodas de conversas com integrantes dos Projetos sociais e nos sete CRAS de Boa Vista – Cauamé, Centenário, Nova Cidade, Pintolândia, Silvio Leite, São Francisco e União.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Boa matéria, porém é lamentável não conter informação dos telefone de contato dos órgãos competentes para fazer denúncia sobre prática de abuso ou maus tratos contra crianças que por ventura um cidadão venha ter conhecimento.

Recent Posts

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

4 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

4 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

6 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

6 horas ago

Ex-procurador do Estado, condenado a 202 anos por pedofilia é solto pela Justiça

Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…

8 horas ago