Atendimento da Defensoria Itinerante - Foto: ASCOM/DPE
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), por meio do programa Defensoria Itinerante, realizou 4.576 atendimentos durante o primeiro semestre de 2023.
Os dados são correspondentes as municípios de Boa Vista com 1.331 atendimentos, Uiramutã (1.167), Normandia (729), Rorainópolis (468), Alto Alegre (344), Caracaraí (265), Iracema (128), Mucajaí (127) e Cantá (17).
Entre esses números, também estão inseridos os atendimentos realizados na Terra Indígena Baixo São Marcos, no Baixo Rio Branco e, por fim, no sistema prisional do Estado.
Nas atividades promovidas ou integradas pela Defensoria Itinerante são ofertados serviços como: reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação ou suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade biológica ou socioafetiva, suprimento de registro de óbito, informações sobre processos acompanhados pela Defensoria, além de outras informações de ações de natureza consensual.
A maior parte das demandas da Defensoria Itinerante ficaram concentradas a pedidos relacionados ao Registro Civil. Como solicitação de 2ª via, retificação, bem como restauração do documento.
Além disso, ações de alimentos, divórcio sem bens, reconhecimento de maternidade e paternidade e assentamento indígena tardio, também entraram no tópico entre as demandas mais solicitadas pela população.
Para utilizar do serviço da Itinerante, basta dirigir-se até o local da ação, no dia do atendimento, com todos os documentos em mãos. E, se possível, com a outra parte envolvida no conflito. Veja quais os documentos necessários:
Fonte: Da Redação
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online