Cidades

Mais de 7 mil indígenas venezuelanos vivem no Brasil aponta relatório da ACNUR

Mais de 7 mil indígenas venezuelanos vivem no Brasil, é a estimativa do relatório divulgado pela pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil.

Conforme a ACNUR, desse número, 819 já foram reconhecidos como refugiados pelo governo federal e outros 3.763 ainda aguardam a análise do seu pedido de reconhecimento da condição de refugiado, enquanto 2.430 possuem residência temporária no país.

Etnias

Crianças e adolescentes representam quase metade desta população, que é composta por diferentes grupos étnicos: Warao (70%), Pemón (24%), Eñepá (3%), Kariña (1%) e Wayúu (1%).

Dessa forma, a maioria da população indígena venezuelana, se concentra nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. No entanto, diversos grupos da etnia Warao, continuam o deslocamento para outras regiões do país.

Cultura

A ACNUR elaborou uma série de vídeos especiais sobre o trabalho humanitário desenvolvido com os povos indígenas. O material está disponível clicando aqui.

Um dos destaque é o vídeo “Cultura Imaterial Warao.” divididos em cinco diferentes temas: mito, alimentos e cura, língua, dança e canto. Ao apresentar a diversidade cultural dos Warao, os vídeos resgatam as tradições origens e crenças o que possibilita ampliar o conhecimento sobre essa população.

Por fim, entre os serviços ofertados pelo ACNUR à população indígena refugiada e migrante estão abrigos adaptados às necessidades culturais como cozinhas comunitárias, espaços para promoção cultural, entrega de kits de higiene e de limpeza, mobilização e advocacy com autoridades locais.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

35 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago