Cidades

Mercado Municipal São Francisco é referência da cultura em Boa Vista

Os Mercados Municipais se tornaram espaços de referência nas grandes cidades. E em Boa Vista, o Mercado São Francisco destaca a cultura roraimense. Contudo, até 2018, o local não tinha uma estrutura adequada para receber os clientes e nem os turistas. 

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o Mercado São Francisco é um dos prédios comerciais mais antigos da capital. Inicialmente, ele surgiu como uma feira pública que atendia especialmente os trabalhadores da agricultura e do garimpo. 

Na sua quinta gestão, a ex- prefeita Teresa Surita incluiu no seu plano de governo o projeto de modernização do Mercado Municipal.

“Hoje Boa Vista tem um mercado que destaca a cultura roraimense. Além de promover a geração de renda, ele ainda contribui com o turismo local. E pra mim, foi um sonho realizado”, disse.

Assim, em 2018, a Prefeitura entregou a nova estrutura do Mercado São Francisco. O local ganhou mais espaço e agora atende a 41 comerciantes, entre feirantes, artesãos, bem como os vendedores de refeições, cafés e lanches.

Mercado São Francisco foi modernizado com apoio de Romero Jucá

Para mudar a estrutura do Mercado Municipal São Francisco, a Prefeitura teve o apoio do presidente do Time MDB RR, Romero Jucá. Na época, ele trouxe os recursos para atender ao projeto

“A minha parceria de trabalho com a Teresa rendeu muitos frutos na transformação de Boa Vista. E o Mercado Municipal, por exemplo, é um espaço que virou referência para a cidade, além de gerar renda para muitas famílias”, disse. 

Da mesma forma que em Boa Vista, ao longo dos anos, Romero Jucá também atendeu aos municípios do interior com o apoio para a construção de mercados e feiras. 

Conforme ele, esses espaços ajudam na venda dos produtos regionais. “Em Rorainópolis, por exemplo, ajudamos com a nova Feira Amazon Dalva. Ela é a maior do interior do Estado e atende a mais de 300 pessoas. E assim, se tornou uma referência na venda de produtos da região Sul do nosso Estado”, pontuou.

Conheça a história desse espaço

O local é um dos mais antigos centros de vendas de Boa Vista. E, conforme a Prefeitura, ele foi criado em 1967. Mas, só em 1979, passou a ser um Mercado Municipal. 

Durante muito tempo, a estrutura foi a mesma. E quem conhece bem a história do Mercado São Francisco é a comerciante Vanda Vieira. A sua família toma conta do box 12, onde funciona o Café da Vanda, que é um dos mais tradicionais do local.

Hoje, ela fica em casa e ajuda na produção dos bolos vendidos no Mercado. Porque agora, são os seus filhos que cuidam do espaço.

“Então, foi graças a esse ponto que eu criei os meus filhos e hoje eles trabalham aqui. E a reforma do espaço, com certeza, ajudou muito a gente”, afirmou. 

Clique aqui para conhecer mais sobre o mercado.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

14 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

15 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

16 horas ago