Cidades

Ministério Público recomenda que Prefeitura de São Luiz do Anauá anule doação de área pública e suspenda construção no local

O Ministério Público de Roraima recomendou que a Prefeitura de São Luiz do Anauá suspenda qualquer construção ou ocupação em áreas públicas, no bairro Morbatlântida. Especificamente na continuação da Avenida Boa Vista e da Rua 08.

No documento, a Promotoria de Justiça também requer a suspensão imediata dos efeitos jurídicos que autorizaram a doação dessas áreas públicas a particulares. Além disso, o MP pede que a Prefeitura anule oficialmente essas doações. Isso porque, segundo o órgão, há lei específica que permita a retirada dessas áreas de seu uso público, como exige a legislação.

O MP expediu a recomendação após denúncia sobre o fechamento de vias para doação de pessoa particular e construção de residências no local.

A promotora Nayra Brandão explica que a alteração da destinação de um bem público de uso comum, como o fechamento de uma rua para doação, trata-se de um ato excepcional que exige autorização por meio de lei municipal e deve estar fundamentado e comprovado interesse público, não podendo servir ao mero interesse de particulares.

“Neste caso, temos a existência de informações conflitantes, onde foi relatada a oposição da comunidade ao fechamento das ruas. Enquanto o Município alegou ter havido diálogo com os moradores e apoio à medida, sem, no entanto, apresentar qualquer registro que comprove a participação popular no processo decisório”, destacou a promotora de justiça.

A Prefeitura de São Luiz do Anauá terá 10 dias para informar as medidas que adotou para o cumprimento da recomendação. O descumprimento poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis, como o ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago