Imagem mostra pista de pouso na Terra Yanomami em Roraima - Divulgação/Hutukara Associação Yanomami
O Ministro da Justiça e Defesa, Flávio Dino, anunciou a redução no prazo para a saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Eles têm até o dia 6 de abril para deixar a região. Ou por meios aéreos ou então por embarcações. Anteriormente, o prazo era até o dia 6 de maio. No entanto o Ministério da Justiça e Defesa resolveram antecipar o fechamento do espaço aéreo para, dessa forma, acelerar a saída dos não indígenas do local.
O espaço aéreo está aberto parcialmente desde o dia 7 de fevereiro. A Força Aérea Brasileira (FAB) criou três corredores de voo. O que então possibilita a saída para coordenada e espontânea dos garimpeiros ilegais da região.
Desse modo, com a redução do prazo, as ações de fiscalizações, como apreensões e destruição de equipamentos usados no garimpo ilegal vão ser intensificadas na Terra Indígena Yanomami.
“Nessa aéreas em que as pessoas infelizmente ainda insistem no garimpo ilegal, nós vamos intensificar as operações e apreensões desse material […] Nós vamos nessa nova fazer abrir o corredor aéreo e intensificar prisões de pessoas que infelizmente estiverem descumprindo a lei” disse o Ministro da Justiça, Flávio Dino.
Fonte: Da Redação
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…