O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, esteve em Boa Vista na manhã desta sexta-feira (2) para escutar propostas de contribuição para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. O evento ocorreu no Teatro Municipal.
Nesse sentido, o PPA Participativo, envolve priorizar os programas do Governo para os próximos quatro anos. A ação acontece com o objetivo de enriquecer o debate sobre as prioridades do país, para que os investimentos venham suprir as necessidades da população.
De acordo com o ministro Márcio Macêdo, o PPA participativo é uma medida importante para o desenvolvimento do país. Ele ressaltou a necessidade de ter a população participando da construção de ideia e planejamentos das cidades e estados.
“O PPA participativo, considero uma das coisas mais importantes de um país. Você tem a oportunidade de convidar e convocar a população para definir o seu destino, para definir o seu futuro. As pessoas e o povo, e todos nós, sabemos onde é que dói. Então, se você chama a população para dizer onde é que está a dor e dizer suas prioridades, a chance do Governo acertar são maiores. Os riscos de errar são menores”, disse.
Propostas entregues ao ministro
Além disso, o presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá destacou propostas que incluem a questão energética no estado. Ele falou também sobre o asfaltamento da estrada da Guiana, Saúde, Educação e Imigração.
“Nós queremos que o Governo Federal financie ações que são estratégicas para melhorar a vida do povo de Roraima. Entre elas, a questão da energia, claro, mas uma energia que seja rápida. Nós queremos então uma logística para melhorar as estradas e também o asfaltamento da estrada da Guiana. Além disso, queremos uma educação de qualidade, saúde […] o desenvolvimento econômico, a questão da exploração mineral legalizada e regularizada dentro da lei. Nós queremos educação e saúde para Boa Vista de forma mais forte para atender os imigrantes que estão vindo, que é um número muito grande.”, disse.
Da mesma forma, o prefeito Arthur Henrique (MDB) ressaltou a importância da vinda do Governo Federal até Boa Vista para ouvir a demanda da população de forma direta.
“Nós organizamos uma carta para já deixar nas mãos do ministro Márcio Macêdo, as ações importantes, tanto de curto, quanto de médio e longo prazo para que seja garantido recursos para os próximos 4 anos do Governo Federal. E, do mesmo modo, para resolver os principais problemas daqui do nosso estado“, ressaltou.
Leia mais aqui:
‘PPA participativo’
Já o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente Lula da Silva (PT) pela efetuação de um ‘PPA participativo’. Além disso, ele comentou sobre a interligação do sistema de energia do Estado com a Venezuela.
“A gente está recebendo o ministro Márcio Macedo aqui no nosso estado. E também parabenizar o presidente Lula por estar efetuando um PPA participativo. O PPA federal ouvindo todos os estados do Brasil […] É muito importante também a interligação do sistema de energia do Estado de Roraima com a energia da Venezuela para que a gente tanto possa importar como exportar energia, tanto para o restante do Brasil como para a Venezuela também”, pontuou.
Fonte: Da Redação