Cidades

Morador de Vila Vilena, no Bonfim denuncia falta de ambulância após criança de 4 meses passar mal e precisar ser levada até posto de saúde

O morador Daniel de Abreu, da Vila Vilena denunciou à reportagem nesta quinta-feira (29), a falta de ambulância no local após a filha de 4 meses precisar ser transportada na quarta-feira (28) até a Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Bonfim, interior de Roraima.

De acordo com Daniel, essa é a segunda vez que ele precisou do transporte, no entanto, ele não estava disponível. Dessa última vez, a filha que ainda é uma bebê precisou de atendimento médico. Ele então ligou para o enfermeiro local que estava ausente.

Assim, o morador resolveu ligar para o secretário adjunto de saúde do município Jader Gil. Por outro lado, ele disse que o único carro disponível para fazer o transporte estava na sede do município realizando o transporte dos enfermeiros que participavam de um curso.

Da mesma forma, Jader também disse que se a criança melhorasse e ela pudesse esperar, o carro retornaria para a vila no outro dia.

“Raramente [o carro] se encontra na vila. O carro estava em Boa Vista, ia primeiro no Bonfim pegar combustível levar o enfermeiro para fazer a capacitação. Então era pra eu aguardar. […] Não dava pra eu esperar, a minha filha já estava com a febre muito alta. Botei ela no meu próprio transporte e trouxe. Ao chegar no posto, descobri que ela está com pneumonia e com 40 graus de febre e ele queria que eu esperasse?” disse Daniel.

Ainda conforme Daniel, o secretário adjunto ainda disse que a única coisa a ser feita no momento, era contribuir com o combustível para ajudar no transporte da menina. Já que a ambulância havia saído de circulação por conta da insalubridade.

Citado

A reportagem entrou em contato com Jader para posicionamento quanto ao caso. Ele então confirmou que a vila tinha uma ambulância no entanto, por conta do ‘baú’ do veículo está deteriorado, já não era possível transportar a população nele.

Por fim, Jader também disse que o carro ‘reserva’ é uma picape. O carro é para transportar de vacinas e a equipe de saúde do município. Ele também disse que a ambulância do Samu disponível na sede é apenas para casos de emergência, conforme as regras da Sesau. “Nós temos um Samu aqui na sede, ela é regulada pela Sesau, porém ela não pode transitar em lugar que não saia de chão,” disse.

Fonte da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

30 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

13 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

14 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago