Cidades

Morador do Vila Jardim denuncia esgoto estourado há duas semanas e falta de solução por parte da Caer: ‘infelizmente fomos tratados com desrespeito e descaso’

Nesta terça-feira, 14, o portal Roraima em Tempo recebeu a denúncia sobre esgoto estourado há mais de uma semana no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.

Indignado, o servidor público João Bosco Albuquerque, 52, morador do condomínio Pupunha Amarelo, Bloco 14, afirmou que a situação é corriqueira. Além disso, retratam a realidade do local onde residem diversas famílias, incluindo crianças e pessoas com necessidades especiais. “Trata-se de uma situação bastante delicada, que afeta diretamente a dignidade e o bem-estar de todos que ali vivem”, disse.

O servidor pontuou que diversas vezes ligaram para a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), mas a Companhia fez pouco caso da situação. “Já buscamos auxílio junto à CAER, porém, infelizmente, fomos tratados com desrespeito e descaso. “Primeiramente eles dizem que vão até o local para verificar e não aparecem”, descreveu.

Conforme João, o esgoto sanitário, e não pluvial, inicia na entrada do condomínio e passa pela rua Cassiopéia, cerca de 500 metros de puro esgoto. Em um dos vídeos enviados ao Portal, é possível ver que os moradores tiveram de colocar várias tábuas de madeira. Só assim, para então passar por cima e não molharem os pés com “água do esgoto”.

João Bosco fez um sério questionamento à Caer e reflexão: “Peço encarecidamente que assista aos vídeos enviados e reflita: é aceitável que seres humanos, cidadãos como quaisquer outros, vivam nessas condições? O fato de sermos beneficiários de um programa social não deve, de forma alguma, ser justificativa para vivermos sem dignidade ou atenção do poder público“, disse.

Citada

Procurada, a Companhia de Água e Esgotos de Roraima informou que uma equipe esteve nessa terça-feira, 14, no residencial Vila Jardim, realizando a limpeza da rede de esgotamento sanitário, na parte que é de atribuição da empresa.

Conforme a estatal, a Caer realiza manutenção da rede de esgotamento sanitário na parte interna do residencial Vila Jardim periodicamente. Contudo, o mau uso da rede de esgotamento, com descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento na localidade.

A empresa pediu a colaboração dos moradores para evitar o uso incorreto da rede, uma vez que esses atos prejudicam toda a comunidade. Os canais de comunicação também estão disponíveis para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

45 minutos ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

2 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

2 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

3 horas ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

5 horas ago

Dona de casa é agredida por companheiro após flagrá-lo com outra mulher em Boa Vista

Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…

6 horas ago