Cidades

Morador vende propriedade em São Luiz para não perder plantio

São Luiz, situada no Sul de Roraima, tem 8.232 habitantes, a menor população comparada às outras 14 cidades. Na região, a reportagem encontrou o agricultor Derismar Paiva da Silva.

As péssimas condições das vicinais afetaram a vida dele, que teve que vender a propriedade na vicinal 22 e hoje mora em um sítio próximo à BR 210.

Conforme Derismar, no novo local de produção ele colhe banana a cada 30 dias para vender em todo o estado. O produtor explica que a localização ajudou durante o inverno.

“A chuva não atrapalhou a produção. Eu vendo no comércio local e para Manaus. Aqui eu produzo de tudo e vejo portas abrindo. Mas não temos auxílio do governo, orientações, maquinário. Vamos aprendendo como podemos por aqui”, explica.

‘Sem ajuda do governo’

O secretário de Obras de São Luiz, Ari Lunardi, conta que a prefeitura tem realizado manutenção nas mais de 200 pontes e em 320 km de vicinais para auxiliar agricultores como Derismar.

Entretanto, Ari enfatiza que o município não conta com o apoio do Governo do Estado e que os recursos são gerados pelo município.

“Os recursos são da receita do município e vamos nos ‘espremendo’ para poder recuperar as vicinais como essa que dá acesso à vila Serra Dourada. Nós nos empenhamos para manter a equipe na região e estamos dando conta”, afirma.

Para Leonardo Lima, secretário de Agricultura do município, a falta de assistência do governo motivou o município a “mapear” e auxiliar os pequenos produtores da região, principalmente durante o inverno deste ano.

“Houve muita chuva, transbordamento dos rios, quedas de ponte e foi um dos invernos mais rigorosos que tivemos. Tivemos perdas materiais, nas plantações dos produtores. Mas aqui nós buscamos ajudar os produtos para que eles continuem nas propriedades”, finalizou.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que, a manutenção de estradas vicinais e das pontes localizadas nessas vias é responsabilidade das prefeituras. Contudo, tem auxiliado os municípios com a realização do serviço, a fim de garantir a trafegabilidade da população e o escoamento da produção.

Ainda conforme a Pasta, em todas as localidades mencionadas o governo realizará serviços de manutenção de vicinais.

Conforme a Pasta, em São Luiz as fortes chuvas atrasaram os trabalhos na vicinal 22 devido aos trechos trechos alagados.

Por Yara Walker

Rosi Martins

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

1 hora ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

2 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

3 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

4 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

5 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

5 horas ago