Cidades

Morador vende propriedade em São Luiz para não perder plantio

São Luiz, situada no Sul de Roraima, tem 8.232 habitantes, a menor população comparada às outras 14 cidades. Na região, a reportagem encontrou o agricultor Derismar Paiva da Silva.

As péssimas condições das vicinais afetaram a vida dele, que teve que vender a propriedade na vicinal 22 e hoje mora em um sítio próximo à BR 210.

Conforme Derismar, no novo local de produção ele colhe banana a cada 30 dias para vender em todo o estado. O produtor explica que a localização ajudou durante o inverno.

“A chuva não atrapalhou a produção. Eu vendo no comércio local e para Manaus. Aqui eu produzo de tudo e vejo portas abrindo. Mas não temos auxílio do governo, orientações, maquinário. Vamos aprendendo como podemos por aqui”, explica.

‘Sem ajuda do governo’

O secretário de Obras de São Luiz, Ari Lunardi, conta que a prefeitura tem realizado manutenção nas mais de 200 pontes e em 320 km de vicinais para auxiliar agricultores como Derismar.

Entretanto, Ari enfatiza que o município não conta com o apoio do Governo do Estado e que os recursos são gerados pelo município.

“Os recursos são da receita do município e vamos nos ‘espremendo’ para poder recuperar as vicinais como essa que dá acesso à vila Serra Dourada. Nós nos empenhamos para manter a equipe na região e estamos dando conta”, afirma.

Para Leonardo Lima, secretário de Agricultura do município, a falta de assistência do governo motivou o município a “mapear” e auxiliar os pequenos produtores da região, principalmente durante o inverno deste ano.

“Houve muita chuva, transbordamento dos rios, quedas de ponte e foi um dos invernos mais rigorosos que tivemos. Tivemos perdas materiais, nas plantações dos produtores. Mas aqui nós buscamos ajudar os produtos para que eles continuem nas propriedades”, finalizou.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que, a manutenção de estradas vicinais e das pontes localizadas nessas vias é responsabilidade das prefeituras. Contudo, tem auxiliado os municípios com a realização do serviço, a fim de garantir a trafegabilidade da população e o escoamento da produção.

Ainda conforme a Pasta, em todas as localidades mencionadas o governo realizará serviços de manutenção de vicinais.

Conforme a Pasta, em São Luiz as fortes chuvas atrasaram os trabalhos na vicinal 22 devido aos trechos trechos alagados.

Por Yara Walker

Rosi Martins

Recent Posts

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

1 hora ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

1 hora ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

2 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

3 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

3 horas ago

Primeira escola de tempo integral é inaugurada na zona rural de Boa Vista

Alunos entram às 7h30 e saem às 16h30, com aulas convencionais e atividades complementares como…

5 horas ago