Moradores de Alto Alegre denunciam falta de infraestrutura na RR-343 e pedem aterro de bueiro

População fica praticamente ilhada no período de inverno por falta do aterro. Há dez anos sofrem com falta de infraestrutura

Moradores de Alto Alegre denunciam falta de infraestrutura na RR-343 e pedem aterro de bueiro
Foto: Reprodução

Moradores, produtores e alunos que precisam trafegar pela RR-343, no município de Alto Alegre, Norte de Roraima, estão sendo prejudicados por falta de infraestrutura. Há pelo menos dez anos, o problema se arrasta. Eles pedem agilidade para que seja feito o aterro de bueiro da ponte go Igarapé Grande que dá acesso as regiões do Taiano e Boqueirão. No período de inverno ela fica praticamente intrafegável.

Preocupado com o período de inverno que deve iniciar no mês de maio, e temendo a segurança dos moradores, Joel de Melo Lima, da vicinal do Campinho, procurou a redação do portal Roraima em Tempo para denunciar o caso. Em um vídeo gravado e enviado ao jornal, um carro modelo caminhonete passa com muita dificuldade pela ponte totalmente submersa, por conta de chuvas e falta de escoamento.

“A gente já está nessa luta muito tempo, já são mais de dez anos pedindo a construção da estrada e nada sendo feito. Então queremos que, pelo menos, façam o aterro da ponte, colocando bueiros. Pois com a estrada ruim a gente ainda consegue passar, mas sem o aterro no período do inverno, não”, explicou sua indignação.

Pedido negado

Conforme Joel, a população fez apelo para as autoridades para que seja feito o aterro naquele perímetro e, assim, evitar acidentes e prejuízos dos produtores da região. Ainda de acordo com morador, seis meses atrás, ainda na gestão do ex-prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, ouve a entrega da ponte. Na ocasião o governador Antonio Denarium (Progressistas) estava presente, momento em que Joel fez o apelo pedindo a continuidade do serviço com a execução do aterro. Mas sendo negado pelo governador.

“Seis meses atrás quando teve a entrega da ponte numa reunião no Taiano, eu, como morador, pedi ao governador que atendessem nosso pedido para fazerem o aterro, mas ele disse que não, era uma coisa de cada vez”, afirmou.

Problema recorrente

Em maio de 2022 uma carreta que transportava ração para peixe capotou, na RR-343, no município de Alto Alegre. Moradores da região denunciaram as péssimas condições da rodovia por meio das redes sociais. À época, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que a rodovia passou por recuperação. Mas com as fortes chuvas, houve um aumento no nível no Rio Uraricoera, que transbordou e invadiu um trecho da estrada.

Leia mais:

Carreta capota na RR-343 em Alto Alegre: ‘Moradores sofrem por não ter estrada digna’

O que diz o Governo

Procurada para responder sobre o caso, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), disse que a demanda já está na lista de prioridades da empresa responsável pelos serviços de manutenção de pontes do município de Alto Alegre. Conforme a secretaria, a partir da segunda quinzena de janeiro, os serviços iniciarão e o aterro será instalado na localidade.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x