Cidades

Moradores de Normandia cobram asfaltamento da BR-401

Moradores de Normandia, ao Norte de Roraima, cobram melhorias na BR-401. Eles relataram a situação da estrada à reportagem nesta segunda-feira (26) e planejam fazer uma manifestação para exigir soluções.

O seu Antônio Manuel é taxista intermunicipal. Devido as péssimas condições da BR, o motorista se sente prejudicado. “A nossa situação aqui não é boa. Não só para nós, taxistas, mas para a sociedade em geral de Normandia. Está complicado mesmo. A gente que trabalha de táxi, trabalha uma semana para a gente e uma semana para o carro. O que você faz de dinheiro em uma semana, na outra você já vai gastar com o carro”, explicou o morador.

A BR-401 possui 185 quilômetros de extensão, sendo que o trecho sem asfalto vai do km 107 até o km 185. Em março de 2023, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou o projeto de asfaltamento. Contudo, segundo o morador, até o momento não teve nem sinal de início da obra.

“Asfalto não. O que eles iniciaram foi a reforma de uma ponte do rio Tacutu. Essa reforma está sendo feita. Inclusive, é quase 10 milhões de reais só para reformar uma ponte. Mas placa de sinalização de asfaltamento para início de obra de asfaltamento não tem nenhuma, pontuou Antônio.

Ainda conforme o taxista, além dos motoristas de transporte coletivo e moradores de Normandia, a população boa-vistense também perde com a falta de asfalto na estrada, uma vez que o acesso a locais turísticos também é precário.

“Aqui tem muitos pontos turísticos. Tem o lago Caracaranã, tem umas cachoeiras nessa região que as pessoas não colocam seus carros para fazer esse turismo justamente por conta da estrada”, disse.

Acidentes

Sem pavimentação, o trecho também já foi cenário de vários acidentes. Em junho do ano passado, por exemplo, duas crianças e cinco adultos ficaram feridos após o motorista perder o controle da direção e capotar o carro no km 117.

Citado

Procurado, o superintendente regional do Dnit informou que uma empresa já foi contratada para fazer o projeto de implantação com o prazo de entrega para julho deste ano. Em seguida, ele será enviado para aprovação em Brasília.

A expectativa é que a licitação para implantação do asfalto ocorra no primeiro semestre de 2025.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Conselho do FGTS libera uso do fundo para imóveis de até R$ 2,2 milhões

Medida elimina diferença entre contratos antigos e novos

30 minutos ago

UERR adota teletrabalho após suspensão de serviços terceirizados

Regime começará a valer nesta terça-feira, 9, por tempo indeterminado. Medida atinge servidores docentes, técnicos-administrativos,…

2 horas ago

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

20 horas ago

Trecho da Avenida Carlos Pereira de Melo é interditado para obra de faixa elevada

Serviço vai ocorrer entre 8 e 22 de dezembro

21 horas ago

Justiça de Roraima obriga Governo a nomear 490 aprovados no concurso da Educação

Decisão é resultado de uma Ação Civil Pública apresentada pela Defensoria Pública de Roraima

22 horas ago