Moradores de Normandia, ao Norte de Roraima, cobram melhorias na BR-401. Eles relataram a situação da estrada à reportagem nesta segunda-feira (26) e planejam fazer uma manifestação para exigir soluções.
O seu Antônio Manuel é taxista intermunicipal. Devido as péssimas condições da BR, o motorista se sente prejudicado. “A nossa situação aqui não é boa. Não só para nós, taxistas, mas para a sociedade em geral de Normandia. Está complicado mesmo. A gente que trabalha de táxi, trabalha uma semana para a gente e uma semana para o carro. O que você faz de dinheiro em uma semana, na outra você já vai gastar com o carro”, explicou o morador.
A BR-401 possui 185 quilômetros de extensão, sendo que o trecho sem asfalto vai do km 107 até o km 185. Em março de 2023, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou o projeto de asfaltamento. Contudo, segundo o morador, até o momento não teve nem sinal de início da obra.
“Asfalto não. O que eles iniciaram foi a reforma de uma ponte do rio Tacutu. Essa reforma está sendo feita. Inclusive, é quase 10 milhões de reais só para reformar uma ponte. Mas placa de sinalização de asfaltamento para início de obra de asfaltamento não tem nenhuma, pontuou Antônio.
Ainda conforme o taxista, além dos motoristas de transporte coletivo e moradores de Normandia, a população boa-vistense também perde com a falta de asfalto na estrada, uma vez que o acesso a locais turísticos também é precário.
“Aqui tem muitos pontos turísticos. Tem o lago Caracaranã, tem umas cachoeiras nessa região que as pessoas não colocam seus carros para fazer esse turismo justamente por conta da estrada”, disse.
Sem pavimentação, o trecho também já foi cenário de vários acidentes. Em junho do ano passado, por exemplo, duas crianças e cinco adultos ficaram feridos após o motorista perder o controle da direção e capotar o carro no km 117.
Procurado, o superintendente regional do Dnit informou que uma empresa já foi contratada para fazer o projeto de implantação com o prazo de entrega para julho deste ano. Em seguida, ele será enviado para aprovação em Brasília.
A expectativa é que a licitação para implantação do asfalto ocorra no primeiro semestre de 2025.
Fonte: Da Redação
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Vagas são para pessoas com ou sem experiência
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…