Moradores de Normandia cobram asfaltamento da BR-401

São cerca de 80 km sem asfalto; moradores planejam fazer manifestação para exigir solução

Moradores de Normandia cobram asfaltamento da BR-401
BR-401 – Foto: Reprodução

Moradores de Normandia, ao Norte de Roraima, cobram melhorias na BR-401. Eles relataram a situação da estrada à reportagem nesta segunda-feira (26) e planejam fazer uma manifestação para exigir soluções.

O seu Antônio Manuel é taxista intermunicipal. Devido as péssimas condições da BR, o motorista se sente prejudicado. “A nossa situação aqui não é boa. Não só para nós, taxistas, mas para a sociedade em geral de Normandia. Está complicado mesmo. A gente que trabalha de táxi, trabalha uma semana para a gente e uma semana para o carro. O que você faz de dinheiro em uma semana, na outra você já vai gastar com o carro”, explicou o morador.

A BR-401 possui 185 quilômetros de extensão, sendo que o trecho sem asfalto vai do km 107 até o km 185. Em março de 2023, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou o projeto de asfaltamento. Contudo, segundo o morador, até o momento não teve nem sinal de início da obra.

“Asfalto não. O que eles iniciaram foi a reforma de uma ponte do rio Tacutu. Essa reforma está sendo feita. Inclusive, é quase 10 milhões de reais só para reformar uma ponte. Mas placa de sinalização de asfaltamento para início de obra de asfaltamento não tem nenhuma, pontuou Antônio.

Ainda conforme o taxista, além dos motoristas de transporte coletivo e moradores de Normandia, a população boa-vistense também perde com a falta de asfalto na estrada, uma vez que o acesso a locais turísticos também é precário.

“Aqui tem muitos pontos turísticos. Tem o lago Caracaranã, tem umas cachoeiras nessa região que as pessoas não colocam seus carros para fazer esse turismo justamente por conta da estrada”, disse.

Acidentes

Sem pavimentação, o trecho também já foi cenário de vários acidentes. Em junho do ano passado, por exemplo, duas crianças e cinco adultos ficaram feridos após o motorista perder o controle da direção e capotar o carro no km 117.

Citado

Procurado, o superintendente regional do Dnit informou que uma empresa já foi contratada para fazer o projeto de implantação com o prazo de entrega para julho deste ano. Em seguida, ele será enviado para aprovação em Brasília.

A expectativa é que a licitação para implantação do asfalto ocorra no primeiro semestre de 2025.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x