Moradores do Residencial Vila Jardim reclamam de demora da Caer para desobstruir rede de esgoto em condomínio

Conforme denúncia, problema já dura há 10 dias

Moradores do Residencial Vila Jardim reclamam de demora da Caer para desobstruir rede de esgoto em condomínio
Transbordamento de esgoto entupido no Residencial Vila Jardim – Foto: Arquivo pessoal

Em denúncia recebida pela Rádio 93FM nesta sexta-feira, 18, moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista, relatam que, há mais de 10 dias, a rede de esgoto do bloco 5 do condomínio Ingá Azul está com encanamento obstruído.

Segundo a diarista Darliane Carneiro, que conversou com a reportagem, as fortes chuvas na capital pioraram a situação. O esgoto teria transbordado pelos pátios do residencial e dentro dos apartamentos, o que causou mau cheiro e espalhou fezes e detritos pelo chão.

A moradora relatou que durante vistoria dos agentes da Caer, ela teria questionado se a Companhia tomaria uma providência imediata. Contudo, eles teriam dado uma resposta negativa. Por isso, a diarista afirmou que denunciaria o caso à imprensa, momento em que, conforme a mulher, foi ameaçada.

“Os funcionários da Caer vêm com essa Hilux e não resolve nada. Aí eu falei ‘vou chamar a reportagem’. Sabe o que ele falou pra mim? ‘A senhora tem coragem de falar na reportagem?’, desse jeito. Tipo em tom ameaça, sabe?”, disse a moradora.

Ouvidoria

Indignada e sem solução para os problemas de esgoto que dificultam a vida da moradora, Darliane decidiu então ir até a ouvidoria da Caer nesta quinta-feira, 17, para denunciar a demora no atendimento em sua residência e a suposta ameaça do funcionário da Companhia. Entretanto, segundo ela, passou por mais uma situação desagradável, dessa vez, pela atendente do local.

Ontem eu fui lá na Caer e como nós moramos no Vila Jardim, aqui é periferia. Ela [a atendente] disse que nós éramos imundos, que iam fazer uma notificação contra nós porque a Caer vem, desentope o esgoto, aí os moradores jogam lixo, sacola, garrafas. Eu disse, ‘senhora, realmente lá isso acontece, mas lá onde eu moro, eu faço é pagar pra limparem’“, relatou a moradora, que completou: “Mostrei a filmagem de como está a situação do Vila Jardim e ela nem quis olhar direito. Me tratou super mal”.

Após muita insistência, na manhã desta sexta-feira, a Caer retornou ao condomínio para avaliar a situação do entupimento e transbordamento da rede de esgoto no residencial.

“Hoje eu nem fui trabalhar. Hoje liguei [para a Caer] e até que enfim os rapazes de ontem vieram agora de manhã, porque eles só vêm no primeiro horário e eles tratam a gente super mal. Eu já moro aqui no Vila Jardim desde quando entregaram os apartamentos. Eu só moro aqui porque infelizmente eu ainda não tive condição de comprar outro lugar, mas a gente sofre. Sofre porque aqui a gente é esquecido. Aí só quando é ano político é que vem todo mundo pegando na mão e falando: ‘O que é que tá precisando?“, desabafou a moradora.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caerr) para posicionamento.

Por meio de nota, a Companhia disse que o mau uso da rede de esgotamento na parte interna do Residencial Vila Jardim, com descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento na localidade.

Disse ainda que uma equipe foi enviada na manhã de quinta-feira, 17, e foi enviada novamente nesta sexta-feira, 18, ao bloco Ingá para realizar a limpeza da rede de esgotamento sanitário, na parte que é de atribuição da empresa.

A pasta ressalta que, a equipe do Núcleo de Meio Ambiente da companhia, já esteve por várias vezes realizando ações educativas para sensibilizar os moradores para que façam o bom uso da rede, no sentido de manter funcionamento do sistema interno, porém, poucas pessoas tiveram interesse no conteúdo disponibilizado pela Caer.

Por fim, a companhia solicitou a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede, pois, os problemas decorrentes destes atos prejudicam toda a comunidade.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x