Uma chuva de granizo atingiu algumas regiões de Bonfim, ao Norte de Roraima, na tarde deste domingo, 29. O momento foi registrado pelos moradores.
Vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp mostram as pedras de gelo caindo no chão. Um deles foi gravado na comunidade indígena Jabuti, região Serra da Lua. Veja:
Outro vídeo também mostra o granizo acumulado no chão após a chuva no KM 70 da BR-401. Confira:
Conforme o meteorologista Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, esses eventos acontecem quando há uma combinação de calor intenso, alta umidade e instabilidade atmosférica, condições propícias para a formação de nuvens cumulonimbus, que são grandes nuvens que causam tempestades com raios e trovões.
“Embora não seja comum, a chuva de granizo aqui em Roraima pode ocorrer sim após dias quentes, pois o ar quente faz com que mais água evapore da superfície terrestre. Em tempestades severas, o ar ascende rapidamente, levando gotas de água para altitudes muito elevadas e nessas alturas, onde as temperaturas são bem frias, essas gotas de água congelam, formando granizos”, explicou.
Essa não é a primeira vez que chove granizo em Roraima. Em outubro do ano passado, por exemplo, moradores da comunidade indígena Monte Muriá 2, em Uiramutã, também registraram esse fenômeno.
O mesmo aconteceu na capital Boa Vista. No mesmo dia em outubro, moradores do bairro Cambará, zona Oeste da cidade, registraram o momento. Assim, as pessoas que presenciaram o fenômeno ficaram surpresas.
Fonte: Da Redação
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…