Mormaço Cultural: com sabor regional, chefs de cozinha se preparam para o festival em RR

Cardápio especial com as delícias do Norte, estará disponível nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque do Rio Branco

Mormaço Cultural: com sabor regional, chefs de cozinha se preparam para o festival em RR
Foto: Divulgação PMBV

O Mormaço Cultural 2025 mistura o calor da cidade com o calor da cozinha. Esse caldeirão gastronômico aquece a alma de quem vive a experiência. Entre aromas, sabores e talentos reunidos, o chef Jorge Cardoso brilha.

“É incrível esse espaço que a Prefeitura de Boa Vista criou para valorizar a gastronomia local. Nos dois últimos concursos de melhores pratos apresentados durante o festival, conquistamos o paladar dos jurados e do público, levando o primeiro lugar. As duas vitórias consecutivas foram fruto de um trabalho consistente, técnico e, acima de tudo, apaixonado”, destacou o chef.

Além de competir, Jorge aproveitou as palestras de grandes nomes da gastronomia nacional no festival. Cada encontro trouxe aprendizado e reforçou seu propósito: valorizar os ingredientes amazônicos com ousadia e identidade.

Macuxi da Terra

Nesta edição, Jorge apresenta assim, o prato Macuxi da Terra. A base de arroz explode em sabores regionais, combinando carne de sol desfiada, queijo coalho, calabresa e tucupi preto – ingrediente tradicional da culinária indígena que equilibra os sabores.

Os vegetais entram para garantir crocância e leveza. Já os dois tipos de aioli – um de pimenta-de-cheiro e outro de buriti – trazem cremosidade, leve picância e doçura. Além disso, o pó de ervas regionais perfuma a receita, enquanto a tuille de tapioca finaliza com charme e crocância.

“A cada ano a gente inova nos pratos. Este será um dos que levaremos para o evento. Todos serão à base de arroz. Mas esse prato é maravilhoso! Uma homenagem à cultura e aos ingredientes da Amazônia. Tem muitas influências da terra e eu garanto que vai agradar a todos”, afirmou Jorge.

Diversidade gastronômica

Esse prato, junto a outras delícias da terra, estará disponível durante o Mormaço Cultural, de 19 a 21 de setembro, no Parque do Rio Branco. Do mesmo modo, a área gastronômica contará com 25 barracas de chefs e 10 espaços para food trucks.

A trajetória de Jorge Cardoso

Natural de Roraima, Jorge Cardoso começou então sua caminhada na gastronomia em 2010. Formou-se em gastronomia pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas em 2014 e buscou especializações em diferentes continentes: da cozinha regional amazônica à asiática, passando pela sofisticação da culinária italiana, espanhola e até molecular.

Apesar da diversidade, no entanto, manteve a essência dos insumos amazônicos como marca registrada. O chef conquistou reconhecimento nacional e tornou-se embaixador da gastronomia brasileira por Roraima. Também venceu o Prêmio Dólmã em 2019 e 2020, bem como o de atuar como consultor em restaurantes de Boa Vista.

De 2018 a 2022, Jorge atuou como professor de gastronomia, formando novos cozinheiros. Atualmente, é chef executivo do restaurante Mori Wei, no Boa Vista Eco Hotel, onde continua por exemplo, encantando com fusão de culturas e respeito à biodiversidade amazônica.

Convidado especial

O renomado chef Felipe Bronze, de 44 anos, também integra a programação deste ano. Formado em Artes Culinárias pelo Culinary Institute of America, Bronze é proprietário de dois restaurantes de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro e já conquistou duas estrelas no Guia Michelin.

No sábado, dia 20, às 10h, ele ministra uma aula especial no restaurante Sesc/Centro, para empresários e amantes da gastronomia. À noite, a partir das 18h, visita a área gastronômica do festival para conhecer os pratos regionais, interagir com chefs locais e compartilhar experiências que fortalecem o empreendedorismo e a cultura gastronômica de Boa Vista.

Chefs que já participaram

Nos últimos anos, o Mormaço Cultural recebeu nomes de peso:
• Thiago Castanho (2024): palestrou sobre culinária amazônica e visitou a área gastronômica;
• Carlos Bertolazzi (2023): ministrou palestras e degustou pratos locais, promovendo intercâmbio com chefs de Boa Vista;
• Edu Guedes (2022): encantou-se com os sabores regionais e trocou experiências com profissionais da terra.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x