A Mostra Sesc de Cinema anunciou os filmes e outras obras selecionados para a sua 6ª edição. A premiação é uma das principais iniciativas ao cinema independente no Brasil. No total, 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) comporão a mostra nacional, sendo 10 delas referentes ao Panorama Infanto-Juvenil.
Nesse sentido, os filmes recebem licenciamento pelo período de um ano e estarão disponíveis ao público a partir de novembro, quando ocorre a cerimônia de lançamento da VI MSDC, no Rio de Janeiro.
Nessa edição, registraram 1.575 inscrições e selecionaram 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. Desses, 65 serão licenciados pelo período de um ano. (Confira todos os selecionados aqui)
Além disso, o circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal. Assim como, de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.
Do mesmo modo, as obras receberam avaliação das comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.
De acordo com a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, o objetivo do Sesc é incentivar a produção artística.
“O trabalho do Sesc na área de cultura tem entre seus objetivos incentivar a produção artística brasileira e novos talentos. O volume de obras inscritas na Mostra Sesc de Cinema comprova o quanto nosso audiovisual é rico. Tornar democrático o acesso à cultura é papel fundamental do Sesc. Queremos também valorizar os profissionais deste importante setor da economia criativa”, disse.
Filmes participantes da Mostra Sesc de Cinema
Entre os filmes que compõem a mostra nacional estão Infantaria, dirigido por Laís Santos Araújo, vencedor do Prêmio Especial de Melhor Curta-Metragem da Mostra Geração 14Plus, do Festival de Berlim e do Grande Prêmio do 32ª Festival Internacional de Curtas do Rio.
Além disso, têm o filme Máquina do desejo, dos diretores Joaquim Castro e Lucas Weglinski, sobre o Teatro Oficina e a trajetória de Zé Celso. Outras obras são Itinerário de cicatrizes, Primo da Cruz e o documentário Cordelina, que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival Aruanda 2022.
Por fim, para os interessados em ver outros documentários, filmes e obras, basta acessar a lista pelo link do Sesc.
Fonte: Da Redação