Transporte escolar - Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
Pais de alunos da Escola Estadual Alcides Miguel de Souza, localizada na Vila Novo Progresso, região do Taboca, no Cantá, interior de Roraima, denunciaram nesta segunda-feira, 10, que motoristas responsáveis pela condução do transporte escolar da região, estão dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, de acordo com a mãe de duas alunas, Isadora dos reis, os carros estão precários e a escola que foi inaugurada nesse sábado, 8, não tem professores.
Assim, a mulher explicou que no dia da inauguração, o diretor da escola, disse que não haviam problemas. “O diretor falou que estava tudo ok. Ele mentiu, pois hoje só apareceram dois professores na escola. E aí, os alunos chegaram às 10h em casa. Também, não está tendo carro suficiente para os alunos […] O diretor toda a vez que um professor falta, ele põe presença. Tem muita coisa errada aqui”, disse Isadora.
Conforme a mãe das alunas, ela questionou o próprio diretor da unidade, sobre a situação irregular dos motoristas. “O diretor da escola está brincando com a nossa cara […] gente sem carteira não pode dirigir o carro e o rapaz [ motorista] continua dirigindo”, disse a mulher.
A denunciante ressaltou a precariedade dos veículos que fazem o transporte escolar. “Os carros estão um ‘bagaço’ e hoje já quebrou um. Era pra ter só carro bom, pois foi o governador que falou, mas não está tendo […] os carros novos só foram para fazer mídia e para pensar que tem veículo novo”, desabafou.
Essa não é a primeira denúncia sobre transporte escolar e falta de professores na escola. Em 2022, pais de alunos relataram as dificuldades já enfrentadas com os veículos.
Procurado, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação, informou que durante a reinauguração da escola, o titular da Pasta esteve conferindo in loco a frota de transporte escolar da região.
Disse ainda que preza pela integridade dos estudantes e destacou que não está autorizada em hipótese alguma a condução de veículos por profissionais não habilitados em nenhuma empresa contratada para o serviço de transporte escolar.
A Seed afirmou que já notificou a empresa que atende a localidade para que preste os devidos esclarecimentos sobre a situação.
Além disso, em relação à falta de professores, a Secretaria de Educação esclareceu promoveu um seletivo para contratação de professores para atender as escolas. E que já foram convocados 450 professores para escolas do interior e 216 para a capital. Para a Alcides Miguel, já foram encaminhados docentes de Língua Portuguesa, bem como de Ciências Biológicas e as demais necessidades serão supridas com as próximas convocações.
Fonte: Da Redação
Primeira etapa de prova está prevista para outubro
De acordo com a Polícia Militar, a mulher de 19 anos, transportava os entorpecentes em…
Adequação poderá beneficiar mais de 60 milhões de pessoas que não têm acesso a cartões…
Instituição oferta 690 vagas para o Campus Boa Vista, distribuídas entre 20 cursos de graduação
Donanemabe teve resultado em pessoas com estágio inicial da doença
Advogado é concursado e amigo próximo do deputado Jorge Everton. Mudanças apontam proximidade do Governo…