Ministério Público Federal em Roraima - Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para investigar a retirada da ponte de embarque do Aeroporto de Boa Vista.
O órgão vai coletar elementos que possam ajudar em eventuais medidas judiciais ou extrajudiciais necessárias. O documento é do dia 31 de julho e assinado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Cyro Ribeiro.
Além disso, o MPF quer garantir as condições acessíveis no embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou então, com mobilidade reduzida no aeroporto.
Por isso, de acordo com o documento a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) bem como a Vinci Airports, tem 20 dias após a notificação para prestar informações a respeito da atual reforma no aeroporto que vai resultar na retirada da ponte telescópica (finger), por meio da qual ocorria o embarque e desembarque de passageiros das aeronaves.
A população reclamou sobre a retirada da ponte de embarque que dá às pessoas com deficiência, idosos e grávidas, por exemplo. Além disso, o Conselho da Pessoa com Deficiência recebeu denúncias sobre o caso. na ocasião, a Defensoria Pública de Roraima (DPE) solicitou da empresa da Vinci Airports, gestora do Aeroporto Internacional de Boa Vista explicações e visitou as instalações.
A Vinci Airports chegou a se manifestar sobre o assunto à imprensa. Ela disse que adquiriu um equipamento que funciona como um elevador para acesso a aeronaves, o ambulift, com capacidade para transportar até cinco passageiros ao mesmo tempo. No entanto, não disse se iria repor a ponte de embarque para que as pessoas possam embarcar com segurança e também se proteger da chuva.
Do mesmo modo, no último dia 1º o Ministério Público de Roraima e o próprio MPF cobraram soluções Vinci Airports para garantir acessibilidade no aeroporto em reunião. Os órgãos destacaram a importância do retorno do equipamento para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, idosos e viajantes que possuem mobilidade reduzida.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…