MPRR constata ausência de obstetras em partos na maternidade e recomenda que unidade garanta especialistas nas escalas de plantões

Relatório apontou que não havia médico obstetra escalado para os partos mesmo sendo um setor que exige obrigatoriamente os profissionais

MPRR constata ausência de obstetras em partos na maternidade e recomenda que unidade garanta especialistas nas escalas de plantões
Foto: Divulgação/Secom

O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou à direção da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, que garanta de forma obrigatória, a presença de médicos obstetras após o órgão constatar a ausência do especialista em plantões na unidade.

A recomendação está assinada pelo promotor de Justiça Igor Naves Belchior da Costa. E publicada em Diário do dia 8, deste mês. Ela resulta de um Inquérito Civil instaurado com o objetivo de fiscalizar o funcionamento dos serviços na Maternidade. Portanto, um relatório apontou que em fevereiro do ano passado, não havia médico obstetra escalado para atuar na Sala de Parto e no Centro Cirúrgico. Isso mesmo sendo setores que exigem, obrigatoriamente, profissionais com Registro de Qualificação de Especialidade (RQE).

Além disso, o MPRR, também determinou que o hospital garanta assistência médica adequada e de excelência, mesmo diante de limitações orçamentárias ou estruturais.

O Ministério Público requisitou que a direção do hospital apresente, no prazo de 15 dias, um relatório detalhado com as ações adotadas para cumprir a recomendação. Do mesmo modo, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foi oficialmente comunicada sobre o documento.

Por fim, o MPRR advertiu que o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais, incluindo o ajuizamento de Ação Civil Pública.

Nota

A Secretaria de Saúde esclarece que o fato mencionado remete a janeiro de 2025, período em que foi realizada uma inspeção pelo Ministério Público Estadual. Ressalta ainda que, de forma imediata, a Sesau adotou as medidas corretivas necessárias e, desde fevereiro de 2025, a escala de plantão do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth foi ajustada e dispõe, até a presente data (08 de janeiro de 2026), de seis médicos ginecologistas obstetras por plantão, além de médicos residentes em obstetrícia.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x